Blog da Menno

Produtos
09.05.20

Para que serve o desumidificador de papel?

por que utilizar um desumidificador de papel

O clima tropical que abrange o território brasileiro é algo que pode interferir (e muito!) na excelência em produtividade e rendimento (lucros) para quem trabalha com impressão e estamparia. Ainda mais quando chega o inverno e, como consequência, o enfrentamento de um clima ainda mais úmido. Por isso entender o que é e para que serve um desumidificador de papel vai te trazer inúmeros benefícios e maior qualidade nas atividades laborais.

Inclusive, você sabia que, originalmente, o desumidificador de papel surgiu para ajudar as empresas a terem mais eficiência e qualidade em sua rotina de trabalho?

Legal, né?

Historicamente também é importante ressaltar que o primeiro equipamento produzido com a finalidade de retirar o excesso de umidade do ar foi o desumidificador de ambientes e não o desumidificador de papel. Você sabia disso?

O desumidificador de ambientes foi desenvolvido anteriorimente para amenizar a umidade em lugares fechados, evitando, assim, o surgimento de mofo, fungos e até mesmo a oxidação de equipamentos e acessórios que contenham ferro em sua composição. 

Por isso preparamos esse conteúdo: para te informar sobre o equipamento, com curiosidades e novidades que vão te ajudar entender melhor como funciona um desumidificador de papel.

Continue a leitura com a gente! 

Para que serve o desumidificador de papel?

Um desumidificador de papel serve basicamente para retirar a umidade da folha que será utilizada. Ele ajuda a prevenir que impressões e fotocópias sejam danificadas durante o processo que passam dentro das impressoras. 

E o que isso significa? Que um papel sem umidade, evita que suas impressões fiquem com marca de rolete. Essa marca só fica no papel por conta da umidade contida nele. Além de pontinhos pretos, que danificam a folha usada na hora da impressão.

Além disso, o papel úmido apresenta grandes chances de perda quando os rolamentos da impressora puxam a folha para fazer o carregamento da tinta. Quanto menos isto acontecer, menos tempo você gasta com manutenção de equipamentos.

E para evitar que isso aconteça, é necessário que o papel esteja em perfeitas condições, por isso o desumidificador é tão importante.

E para garantir a melhor eficiência dos papéis usados na sua empresa, os desumidificadores de papel da Menno são produtos atribuídos para retirar a umidade de folhas de papel sulfite, usadas nas máquinas fotocopiadoras, impressoras a laser e jato de tinta.

Nossos desumidificadores de papel possuem também resistência blindada, que ajudam a controlar a temperatura interna. 

Entenda por que utilizar os desumidificadores de papel Menno em seu escritório:

Equipamento seguro

O desumidificador de papel Menno possui sistemas anti-falhas que garantem toda a segurança de quem for utilizar ela e dos documentos. Além de possuir também:

  • Termostato automático com temperatura limite de 42ºC, podendo ser utilizado por 24h e quantas folhas forem necessárias;
  • Equipamento Bivolt (100v – 240v) fornecendo mais acessibilidade, reduzindo os danos causados por oscilações na rede elétrica ou por engano dos usuários.

Uma observação muito importante, que este equipamento é próprio para desumidificação de papel sulfite. Além de não ser aconselhável que papéis do tipo transfer ou sublimáticos passem pelo processo de desumidificação.

Tempo de Desumidificação

O tempo ideal para que o papel seja retirado do processo de desumidificação, vai depender muito da quantidade de folhas no maço, da temperatura ambiente e do tipo de composição do material. O papel A3 e o papel A4 podem levar cerca de até 20 min.

Fatores que deixam o seu papel úmido, podem ser diversos, e entre eles, os mais comuns são:

  • Armazenar o papel em locais úmidos e que tenham uma grande circulação de ar, principalmente locais que estejam em climas chuvosos, aumentam as chances do papel ficar úmido;
  • Embalagem abertas, guardadas inadequadamente;
  • Ambiente de estoque sujo, mal higienizado. Limpe sempre que possível com vassouras ou aspirador de pó e evite panos úmidos;
  • Troca de ambiente. Sempre que o papel for trocado de um ambiente para outro, isso também é um fator que danifica e deixa o papel úmido. Ou seja, quando for fazer o transporte, faça com cuidado, para não estragar o papel.

Claro, existem outros fatores que podem aumentar a umidade das folhas, mas se for seguido das dicas acima, você irá conseguir diminuir os riscos de ter outros problemas. 

A maior vantagem de utilizar um desumidificador de papel: economia!

O desumidificador de papel Menno é um equipamento que fornece uma enorme economia para seu escritório, como. Entenda mais para que serve o desumidificador de papel!

  • Economia de tempo: As dimensões internas permitem que sejam guardadas até 1500 folhas do tamanho A3, 3000 unidades de papel A4 e até 3000 folhas de carta. Isso ajuda a eliminar o tempo perdido tendo que repor o papel diversas vezes;
  • Economia de energia elétrica: O conjunto de aquecimento dos desumidificadores de papel da Menno possuem um termostato automático, que aumenta a temperatura até 42ºC, por meio de sua resistência blindada que consome menos energia do que as lâmpadas  tradicionais incandescentes;
  • Economia com papel: Ao invés de  jogar as folhas úmidas fora e substituí-las por um novo lote, você pode desumidifica-las para usar, elas ficam novinhas, em perfeito estado, evitando desperdícios;
  • Economia com manutenções e visitas técnicas: Um dos grandes fatores sérios para ocasionar problemas nas impressoras, são quando as folhas úmidas trancam na máquina, necessitando assim, de reparos e assistência técnica. Então, reduza o custo de manutenção dos equipamentos de impressão do seu escritório tendo as folhas sempre sequinhas. 

Entende agora para que serve o desumidificador de papel?

Agora que você já conhece as vantagens de utilizar um desumidificador de papel em seu escritório, que tal continuar acompanhando nossos conteúdos no blog? Nos vemos por lá! 

voltar
Buscar