Blog da Menno

Dicas e Tutoriais
16.11.21

Automação em foco: Como reduzir gastos na empresa?

como reduzir gastos na empresa?

Um dos maiores problemas de gestão, tanto de pequenas como grandes empresas, está na otimização de recursos. Isto porque o princípio fundamental para gerenciar com sabedoria é saber onde e como investir para reduzir gastos

Você não leu errado!

Quando se fala em redução de gastos é normal pensar em cortes, mas com o aumento da produtividade você também resolve esse gargalo, sem comprometer o crescimento. Empreender é assumir riscos e investir em soluções que serão benéficas em longo prazo.

Com isso, queremos te mostrar que a primeira atitude a ser tomada em busca da redução de custos é apostar na produtividade através do investimento em tecnologias. Mas, antes disso, você vai precisar elaborar um diagnóstico empresarial, que passa pelo seguinte fluxo:

  1. Mapeamento de fluxos internos
  2. Avaliação e melhoria do ambiente de trabalho
  3. Automação para reduzir gastos na empresa

O dinheiro investido estrategicamente no agora trará crescimento que livrará a companhia de, por exemplo, demitir funcionários que são um dos ativos mais importantes para expansão do negócio. 

Por isso preparamos esse conteúdo que reavalia as ditas “verdades absolutas”, para que você descubra que é possível crescer e expandir sem ter que comprometer os planos já traçados.

 

Mapeie os fluxos internos para definir estratégias de gestão

Quando foi a última vez que você parou tudo para rever o processo produtivo da empresa? Estar por dentro da logística empresarial é imprescindível para a saúde e prosperidade do negócio. 

A gestão do controle de fluxo, armazenamento de produtos e distribuição destes ao cliente final são questões que necessitam de revisão frequente, para adequação ao mercado, ao comportamento do consumidor e tantos outros fatores externos.

 

como reduzir gastos na empresa

Por isso, antes de investir em equipamentos ou tomar atitudes mais drásticas, faça o mapeamento interno, que inclui:

  • Mapear (de forma geral) o fluxo de atividades para avaliar se há algum ponto crítico 
  • Analisar o planejamento e controlar os sistemas produtivos
  • Conferir o setor de armazenagem ou estoque de materiais para ter a certeza de que o problema não está atrelado à falta de produtos ou de matérias-primas
  • Revisitar a metodologia de gestão de administração.
  • Examinar formas de armazenagem (embalagens, acondicionamento, layout), se for o caso.
  • Considerar a manutenção preventiva e corretiva de máquinas e equipamentos.
  • Avaliar o custo de cada nova implementação na empresa
  • Fazer projeções dessas estratégias para que, em longo prazo, elas se tornem uma ferramenta competitiva de mercado
  • Prever critérios de segurança em todas as etapas da produção;
  • Racionalizar resíduos, água e energia.
  • Levantar as características de negociação com fornecedores, clientes, revendedores ou distribuidores, para avaliar se o fluxo de informação está alinhado com os objetivos
  • Rever a viabilidade e manutenção de processos logísticos e por que continuar ou descontinuar o serviço
  • Alinhar a formação de preços, financiamentos e outros detalhes que influenciam no poder de negociação e compra

Há quase 60 anos no mercado nacional e internacional, a Menno é especialista em pensar sobre soluções empresariais para escritório, de forma que o lucro exceda gastos: tudo isso com a automação! 

Neste sentido, fazer um diagnóstico do fluxo de interno que inclui a logística da empresa, vai te ajudar a colocar na ponta do lápis qual realmente é o gargalo e estratégias para aumentar a produtividade e consequentemente a lucratividade.

 

Avaliação e melhoria do ambiente de trabalho

O segundo ponto é referente à gestão de pessoas e isso inclui ações implantadas para melhorar o desempenho e disposição de equipamentos, garantindo a ergonomia necessária durante a rotina laboral

Ainda, a avaliação conta com a avaliação do bem-estar geral dos funcionários, como circulação de ar, luminosidade, ambiente de trabalho e relações com outros colegas, distribuição do espaço, entre outras disposições que influenciam na produtividade e saúde coletiva.

como reduzir gastos na empresa

Neste setor, é importante elencar os seguintes pontos:

    • Elaborar um plano de acompanhamento dos funcionários
    • Avaliação do espaço físico para melhor ergonomia
    • Rever os planos internos de retenção e aquisição de talentos
    • Alinhar metas profissionais para se adequar aos objetivos da empresa
    • Proporcionar um ambiente que oportunize o desenvolvimento de lideranças
    • Avaliar desempenho e produtividade de cada setor e observar o que pode ser aprimorado
    • Garantir incentivos adequados
    • Mapear necessidades das equipes
    • Treinar e orientar os colaboradores

Ou seja, construir uma cultura organizacional sólida e priorizar a saúde e desenvolvimento laboral dos funcionários trazem inúmeros benefícios. 

O primeiro deles é a retenção de talentos e diminuição dos custos com desligamentos frequentes. O segundo é o aumento da produtividade, pois um funcionário feliz quer ver a empresa crescer e trabalha para que isso aconteça. 

Por isso, otimize os processos produtivos também através da gestão de pessoas.

Automação para reduzir gastos na empresa. Como é possível?

O último ponto que acreditamos ser crucial para aumentar a produtividade e reduzir gastos na empresa é com a aquisição de equipamentos que facilitem a rotina de trabalho. 

Máquinas obsoletas e que exigem muito mais esforço laboral dos funcionários são empecilhos para a melhora da produtividade. 

Aqui estão alguns exemplos de como você pode reduzir gastos na empresa através da aquisição de produtos como:

como reduzir gastos na empresa?

O detector de cédulas falsas identifica com rapidez e agilidade notas que podem passar despercebidas pelo olho humano. Ele é capaz de ​​reconhecer a veracidade da cédula com luz ultravioleta, luz branca e magnética por bip sonoro.

Assim você evita um enorme prejuízo ao aceitar notas falsificadas, além de garantir agilidade na verificação.

como reduzir gastos na empresa?

O separador e contador automático de moedas CS 885 consegue contar até 216 moedas por minuto e tem capacidade para até 500 delas.

A equação é simples: ao diminuir o tempo para a realização de atividades simples, você aumenta a produtividade e consegue otimizar o restante com outras tarefas igualmente relevantes. 

como reduzir gastos na empresa?

A comodidade também é item indispensável para o bem-estar do funcionário, impactando na melhora da produtividade. Por isso, investir em um suporte ergonômico para os pés também pode evitar problemas futuros, como idas ao médico do trabalho. 

O objetivo da gestão e aprimoramento de produtos ou serviços é aumentar a capacidade produtiva, facilitar o processo de fabricação e diminuir o uso de recursos durante atividades laborais. Com isso, o custo de produção do produto ou do serviço cai consideravelmente.

Veja, a seguir, algumas observações sobre esta etapa e como a Menno garante todas elas:

  • Invista em equipamentos de qualidade para não deixar os funcionários e o seu negócio na mão
  • Precisão e inovação também são fatores decisivos para a máxima produtividade e eficiência
  • Otimização na entrega de materiais ao centralizar a demanda de produtos para escritório. Na Menno há uma extensa linha de produtos de automação 
  • Adquira produtos que operam em alta performance para otimizar tempo e trabalho
  • Priorize a compra de materiais com garantia reconhecida

Em nosso site você encontra diversos produtos que podem otimizar o seu dia a dia. Entre em contato conosco para saber mais sobre as nossas soluções para escritório e como você consegue efetivamente aumentar a produtividade com a nossa linha!

voltar
Buscar