Blog da Menno

Dicas e Tutoriais
19.06.20

O que é consumo responsável?

Vivemos em um mundo acelerado, onde as coisas mudam rapidamente, os produtos são projetados e feitos para se tornarem antiquados e serem substituídos o mais rápido possível, colocando ainda mais em risco os recursos, como energia, água, terra e ambiente natural. Por isso, produzir menos lixo e entender quais são as origens e processos de fabricação dos produtos que consumidos, deveria fazer parte de nossos hábitos. Os impactos que são gerados em toda a nossa vida por conta do descarte inadequado do lixo são gigantescos. Por isso, o tema de hoje é tão importante: consumo responsável.

Ficar por dentro de como funcionam os processos irá permitir que você se torne um consumidor responsável, ajudando a cobrar do poder público sobre mudanças e melhorias, além de alertar e informar outras pessoas que estão perto de você.

Mas para entender melhor deste assunto, preparamos este conteúdo. Confira com a gente e entenda qual a importância de ser consciente na hora de adquirir qualquer tipo de produto e fazer o descarte ideal.

O que é um consumo responsável?

Esse termo possui outros nomes, como consumo consciente ou sustentável e, nada mais é do que consumir melhor, de maneira diferente, quebrando padrões comportamentais sobre o consumo imediatista, aquele que procura comprar apenas para adquirir aquela satisfação instantânea e rápida, sem pensar nas consequências ambientais que poderão ser ocasionadas.

A partir disso, o conceito de sustentabilidade tem sido muito divulgado, para que as pessoas passam a prestar atenção no seu dia a dia, em sua volta e torná-las isso como parte da rotina.

Mas, como fazer para colocar essa tarefa em prática? Vamos explicar logo abaixo, continue acompanhando.

Tenha outras opções de transporte

Já pensou em ao menos uma vez na semana, não ir de carro para o trabalho? Alternativas como transporte público, dividir carona com outros colegas e, principalmente, andar de bicicleta, são ótimos meios para você ajudar a impactar menos no meio ambiente. Sem dúvidas, essa é uma forma de ter um consumo responsável e mais consciente.

Porém, se não houver a possibilidade dessas opções, então opte por alternativas de combustíveis mais econômicos e menos poluentes, como o álcool ou o biodiesel, para executar o consumo responsável na prática.

Tenha um consumo responsável ao utilizar papéis

Economizar com o uso de papéis e até de plástico, pode ser a primeira etapa para entrar nesse mundo mais sustentável. Sempre que puder, faça a reutilização das folhas como rascunhos e programe a sua impressora para imprimir frente e verso.

Após essa etapa, você pode utilizar de equipamentos que ajudam nesse processo, como é o caso da fragmentadora de papel. Elas podem servir tanto para uso profissional quanto pessoal. Para quem possui escritório, elas oferecem uma otimização de espaço e ainda facilita muito o descarte dos materiais.

Além disso, elas também podem ser usadas no conforto da sua casa, facilitando o descarte de materiais, sem ter a necessidade de levar todo tipo de papel para o lixo convencional.

Fazer o descarte do papel de maneira consciente irá impactar diretamente na sua economia, seja dentro do seu trabalho ou da sua casa.

Adquirindo uma fragmentadora você irá diminuir o impacto ambiental, ajudando a combater a extração ilegal de madeira e a poluição do solo e da água, pois a celulose virgem possui diversos tóxicos em sua composição.

Ou seja, com todo o papel sendo triturado pelas fragmentadoras, o processo de reciclagem se torna mais adequado e facilitado. Você pode também destruir outros objetivos, como CDs, disquetes, cartões e outros objetivos plásticos, de maneira fácil, rápida, econômica e sustentável.

Desligue seus eletrônicos

Outra questão muito importante que deve ser levada a sério no seu dia a dia para ter um consumo responsável, é prestar atenção em objetos eletrônicos ligados a energia de maneira desnecessária, como computadores, notebooks, televisores, ar-condicionados, microondas, video-games e entre outros.

Pequenas mudanças nos hábitos e uso dos aparelhos eletrodomésticos podem reduzir a sua conta de luz no final do mês, além de evitar o desperdício. Por isso, desconecte seus aparelhos da tomada, pois mesmo os melhores equipamentos, nessa situação, consome 1 watt/hora.

Cada aparelho conectado consome durante o ano todo 8,7 quilowatts. Como pagamos cerca de 40 centavos por quilowatt/hora (pode variar de região para região) , isso representa um gasto próximo de 4 reais/ano por aparelho.

Não use copos descartáveis

Usar copos descartáveis no escritório ou até mesmo em casa, não é e, nunca foi uma boa alternativa. Essa é uma maneira de acumular lixo, gerar um gasto a mais no seu bolso e ainda prejudicar imensamente o meio ambiente, dificultando no processo de reciclagem — no caso do plástico é mais rigorosa.

O Brasil é o 4º país do mundo que mais gera lixo plástico segundo o estudo lançado pela WWF-Brasil. O volume de plástico que vaza para os oceanos todos os anos é de aproximadamente 10 milhões de toneladas, o que equivale a 23 mil aviões Boeing 747 pousando nos mares e oceanos todos os anos — são mais de 60 por dia.

E se continuarmos nesse ritmo, até 2030, encontraremos o equivalente a 26 mil garrafas de plástico no mar a cada km2 , revela o estudo conduzido pelo WWF.

Então, como uma boa iniciativa de um consumo responsável, tenha sempre um copo ou uma caneca em sua mesa.

O que alimenta o excesso de consumo?

Existem diversos fatores que propagam o excesso de consumo, mas os principais são:

Mentalidade de jogar fora

A sociedade moderna é caracterizada pelo consumo e produção excessiva de diversos objetos e também de alimentos, resultando em uma quantidade grandiosa de produtos descartáveis e provenientes de plástico, que liberam gases e toxinas do efeito estufa, durante a produção e também quando são descartados.

Nós seres humanos, não vemos mais valor em produtos duráveis e reparáveis que podem durar para sempre, mas sim, preferimos comprar produtos baratos produzidos em massa e descartados sem nenhum tipo de consideração de onde ele irá parar.

Por esse motivo, pense muito bem antes de comprar algo, tenha uma mente mais responsável, querendo entender para onde que os produtos adquiridos irão parar.

Cultura impulsiva

O consumo excessivo é impulsionado pela necessidade de “querer e obter tudo na hora”. Os consumidores não querem esperar nada nos dias de hoje.

Isso foi estabelecido por uma gama de novas tecnologias, como microondas, máquinas-ferramentas, secadores de cabelo, torradeiras, telefones celulares, computadores e assim por diante, que fazem a sociedade acreditar que tudo deve estar imediatamente disponível na palma das mãos.

E, embora a tecnologia tenha aumentado a eficiência e, as práticas de produção tenham melhorado, muitos desses produtos são elaborados de material descartável, que não é facilmente reciclado, resultando em pilhas de lixo plástico e eletrônico preenchendo aterros sanitários e toxinas que lixiviam o solo.

Pensando em todas essas dicas, ficará mais fácil ter uma rotina mais consciente ajudando a melhorar o meio onde vive. Acesse nosso blog e fique por dentro de conteúdos como este. Nos vemos lá!

voltar
Buscar