Blog da Menno

08.04.22

Totem de autoatendimento: entenda tudo sobre esse equipamento!

totem de autoatendimento

O conteúdo mais completo na internet sobre terminais ou totem de autoatendimento você confere, agora! 

Fizemos várias pesquisas sobre o assunto e usamos todo o nosso conhecimento para te trazer um guia absoluto sobre essa tecnologia, principalmente se você deseja comprar esse equipamento de automação para otimizar a rotina laboral.  

Inclusive, você sabia que uma pesquisa global, da empresa Freshworks, conduzida pela Opinium, apontou que quase metade dos entrevistados (48%) acreditam que conseguem resolver problemas muito mais rapidamente usando o autosserviço do que outros canais de atendimento ao cliente

O que isso significa efetivamente? Que os consumidores procuram por rapidez na resolução de problemas, sendo a automatização do atendimento um grande potencial para as empresas. 

Tendo em vista isso, mostraremos o que você precisa saber e observar na hora de investir em um totem de autoatendimento. Para isso, abordaremos aspectos dele através dos seguintes tópicos.

totem de autoatendimento menno

Começaremos entendendo o que é um totem de autoatendimento e depois falaremos das funções dele, para você saber tudo que é possível fazer com um desses instalado aí na sua loja, comércio, repartição, indústria ou estabelecimento. 

O que é um totem de autoatendimento? 

Supermercados, lojas, restaurantes. Os terminais de atendimento são cada vez mais utilizados para agilizar o fluxo de trabalho. De tendência no mercado de varejo, eles passaram a ser essenciais para quem busca por otimização de resultados.

Se você já precisou usar um desses como cliente, sabe a importância que eles têm no momento da compra. Evitar filas, erros em pedidos ou mesmo fazer compras com agilidade: são muitas as vantagens de utilizar esses equipamentos!

E não é preciso nem pesquisar tão a fundo para perceber que os terminais têm revolucionado as rotinas produtivas das empresas, controlando todo o processo de forma intuitiva. Mas sabe o que é mais interessante: a experiência de compra

O cliente vai interagir com a sua marca de uma forma muito mais livre, dinâmica e versátil. E essa mudança é reflexo de um novo mercado que exige adaptações pelas empresas, já que o consumidor não é mais visto como um mero receptor, mas um agente de mudanças e de transformações. 

totem de autoatendimento

Mas você sabia que, originalmente, o totem de autoatendimento foi pensado para realização de triagens e de simples atendimentos? A tecnologia evoluiu e com ele os sistemas de gestão que oportunizaram que os terminais também pudessem abarcar outras funcionalidades. 

Hoje, por exemplo, ele é bastante comum em redes de alimentação e de fast foods, por facilitar o ordenamento do pedido. O cliente pode inserir, excluir ou fazer recomendações especiais sobre itens, além de realizar o pagamento. A única preocupação é buscar o lanche no balcão, após emissão do ticket. 

Por isso é que ele se tornou tão popular nos dias de hoje. A resposta está na solução operacional, ou seja, na ajuda e no suporte que ele oferece ao cliente. 

De forma resumida, o totem de autoatendimento é:

Um sistema de automação utilizado em recepções e locais de fácil acesso aos clientes, de forma que ele possa usar o equipamento para solicitar produtos ou serviços, sem precisar falar diretamente com qualquer funcionário da empresa. 

Com um terminal, o cliente também pode fazer pagamentos através da integração com outras tecnologias, como máquinas de cartão de crédito.

Ok, mas quais são as vantagens e benefícios de um totem de autoatendimento? 

As vantagens e benefícios de um totem de autoatendimento vão desde a diferenciação da concorrência até a finalidade principal que é otimização da rotina produtiva do seu negócio.

Veja algumas vantagens, que são: 

  • Diferenciação da concorrência;
  • Autonomia ao cliente;
  • Redução de filas;
  • Otimização do serviço;
  • Evita erros em pedidos;
  • Maior interatividade;
  • Facilidade/praticidade no uso;
  • Redução dos custos operacionais no dia a dia;
  • Aumento do ticket médio;
  • Melhor experiência ao usuário;
  • Facilidade para verificar preços ou pagar faturas;
  • Visual Moderno para o estabelecimento. 
totem de autoatendimento

Mais detalhes técnicos, veremos a seguir:

Funcionalidade e versatilidade do totem de autoatendimento

Se você precisa de um equipamento que emita senhas de espera/atendimento, cupons de estacionamento, tickets diversos e ainda sirva para consultar serviços de informação sobre o negócio, então, o totem de autoatendimento é a máquina perfeita para o seu negócio. 

Confira algumas das funcionalidades que os totens oferecem:

  • Emissão de senhas de espera/atendimento;
  • Cupons de estacionamento;
  • Tickets de pedidos diversos;
  • Registro de pagamentos;
  • Compra de itens e adição de produtos; 
  • Emissão de ingressos para eventos.

Outra vantagem deste equipamento é evitar filas e erros em pedidos, já que a operação é realizada pelo próprio cliente. E esse é um excelente custo-benefício!

Essa versatilidade do equipamento permite que ele seja usado por e em vários setores, como bancos, restaurantes, aeroportos, rodoviárias, estacionamentos, cinema, hotéis, transporte público, comércio, lojas do varejo em geral e centros de atendimento ao público.

Ergonomia para melhor desempenho

Um totem de autoatendimento de qualidade precisa oferecer uma experiência agradável ao cliente, através da usabilidade (UX Experience).

Para isso acontecer, na hora da compra, você precisa prestar atenção em alguns detalhes, como:

  • Ver se o totem atende a norma NBR 15250, de ergonomia;
  • Robustez para boa fixação durante o uso (estabilidade mecânica);
  • Parâmetros (altura, largura, tamanho da tela) adequados para boa usabilidade.

A facilidade para uso é um critério decisivo na avaliação da compra de um totem de autoatendimento.

Design e estética geral do terminal de autoatendimento

Um outro item importante é um design moderno e atrativo. Pense que o equipamento ficará disponível na recepção do seu negócio, por isso, avalie todos os aspectos da estética do aparelho. 

Confira algumas dicas nesse sentido:

  • Para locais menores e pouco espaço de circulação, avalie o tamanho do totem antes de proceder a compra; 
  • O equipamento deve ser compatível com a sua marca, por isso, opte por totens personalizáveis; 
  • Observe se o equipamento tem opção para suportes (Pinpad e leitor de QRCode ou Bar Code). A acessibilidade é muito importante.

A dica final é avaliar se o terminal pode ser customizado para uma experiência de compra e de operação ainda mais agradável ao cliente. 

Segurança para realizar operações

Já ouviu falar que uma boa base é fundamental para total sustentação? Pois essa regra também se aplica aos totens de autoatendimento. 

Na hora da compra, avalie o peso, a base, além de se certificar que não há nenhum fio à mostra. Esses pequenos detalhes fazem a diferença. 

Ou seja, de forma resumida, para maior segurança no uso dos terminais, considere:

  • Se o peso está adequado ao produto (não pode ser frágil); 
  • Se há uma boa base de sustentação conforme normas técnicas para o produto;
  • Cabos embalados e protegidos para operar em segurança;
  • Abertura (ON/OFF) escondida do público, para que não tenham acesso direto. 

A segurança é fundamental para qualquer operação, evitando problemas indesejados como, por exemplo, quedas acidentais. 

Performance e agilidade

No início deste conteúdo, falamos sobre uma pesquisa que apontou que a agilidade no atendimento é importante para uma boa experiência de compra. 

Sendo assim, atender com rapidez é imperativo! E a melhor solução é optar por equipamentos que ofereçam essa possibilidade, como os totens de autoatendimento. 

Veja algumas características importantes para alcançar uma maior performance:

  • Facilidade para troca das bobinas de papel;
  • Posicionamento estratégico para melhor otimização das operações;
  • Possibilidade de realizar manutenção, sem esforço.

Uma boa performance está atrelada ao que o aparelho entrega em funcionalidade e como ele é utilizado. Por isso, pense sempre estrategicamente sobre o local onde ele vai ficar e qual função ele terá para o seu negócio.

Tecnologia de autoatendimento

Uma outra característica que fortalece a experiência de uso do totem de autoatendimento é uma interface tecnológica. Um bom painel de touch, sistema intuitivo e agradável são excelentes formas de garantir uma vivência positiva com o seu negócio.

Por isso, opte por terminais que apresentem:

  • Opções de integrações (Pinpad e leitor de QRCode ou Bar Code);
  • Tela touch em bom tamanho para visualização;
  • Boa iluminação de tela para usabilidade.

Invista em equipamentos que realmente entregam resultados em tecnologia para o seu negócio. Lembre-se que a experiência inovadora e tecnológica proporcionada por esses equipamentos faz você se destacar da concorrência!

Independente do seu segmento de atuação, as tecnologias de autoatendimento são o futuro! 

A transformação digital já chegou e os totens são excelentes alternativas para o seu negócio não ficar de fora desse novo universo digital. Além de estimular uma nova cultura em atendimento diferenciado, você também proporciona ao cliente um relacionamento muito mais dinâmico e individualizado.

Durabilidade do material

Observar de que material é feito o terminal é um outro passo para garantir que você fará uma ótima compra. E já fica a dica: as fabricações em madeira e em fibra possuem pouca durabilidade, o que significa um dano maior com o passar do tempo.

Veja as dicas de materiais indicados para um produto com ótimo desempenho:

  • Fabricação em aço, com chapas mínimas de 1,2 milímetros, para evitar pontos de solda frágeis ou amassados; 
  • Pintura antioxidante (eletrostática a pó) para evitar a ferrugem;
  • Verificar sistema de ventilação do material, devido a geração de calor do equipamento. Uma ventilação adequada é essencial para uma maior vida útil;
  • Instalá-lo em local livre de umidade ou radiação solar excessiva;
  • Manter a manutenção em dia.

Esses são os pontos principais na hora de avaliar a durabilidade do material, ok? 

Escolha do fabricante

Verificar a procedência do material também é imprescindível para uma boa compra. Avalie a reputação da empresa, histórico da empresa e anos de atendimento no setor. Tudo isso vai impactar na pré e pós-venda. 

Sendo assim, recomendamos os seguintes cuidados:

  • Verificar a marca e a procedência da empresa para garantir que o totem terá serviços de manutenção adequados, caso precisar.
  • Se certificar de ler os termos de garantia do produto.
  • Fazer uma busca por referências na internet, para se certificar que é uma empresa idônea.
  • Verificar o e-commerce/site da empresa para ver se há fotos do produto e descrições adequadas. 
  • Se certificar de que a empresa tenha uma rede de assistência técnica autorizada.

Por tudo isso que foi dito, acreditamos que podemos te apresentar a solução da nossa empresa, que contempla todos os itens acima. Conheça o nosso totem de autoatendimento Slim Menno!

Totem de Autoatendimento Slim Menno

Depois de te explicarmos sobre o que você precisa observar na hora da compra do seu totem de autoatendimento, que tal dar uma olhadinha no que temos para te oferecer? 

Veja imagens do nosso produto, a seguir: 

Além do que já foi dito acima, a nossa tecnologia de atendimento garante:

  • Fácil instalação
  • Suporte de metal resistente
  • Início rápido – basta ligar o botão e configurar 
  • Impressão rápida
  • Design moderno
  • Atendimento de diversos segmentos
  • Tela touch
  • Navegação intuitiva
  • Leitura de código de barras e QR Code
  • Pagamento por máquinas de cartões

O Totem Menno é muito mais robusto, customizável, interativo e ergonômico!

Quer saber mais sobre ele? Clique aqui para ver mais em nosso site. 

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Esse foi o nosso guia sobre totem de autoatendimento.

O que achou desse material? Conta para a gente!.

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