Blog da Menno

Dicas e Tutoriais
05.06.19

Os principais tipos de Guilhotinas de Papel

Os principais tipos de Guilhotinas de Papel

Você sabia que existem diferentes tipos de guilhotinas de papel? Atualmente no mercado existem diversos tipos de guilhotinas de papel e refiladoras. Esta informação é fundamental para quem trabalha com papelaria.

É importante conhecer os diferentes tipos de guilhotinas de papel para que você possa escolher o modelo ideal para o corte no tamanho certo para os seus projetos, além da quantidade máxima de cortes por vez.

As guilhotinas permitem cortar várias unidades de papel de forma precisa e com alto nível de qualidade. Confira agora mesmo, qual destes tipos é o ideal para o fluxo de trabalho que você possui em sua empresa.

Vamos lá!

Guilhotina de Mesa

Os principais tipos de Guilhotinas de Papel

Este equipamento também é conhecido como guilhotina de facão ou guilhotina de mesa. Nela o corte é feito por uma espécie de lâmina, presa numa extremidade e com uma manopla na outra.

Uma de suas vantagens é a sua precisão e velocidade. As guilhotinas de papel são compostas por dois elementos: o tampo, onde será apoiado o papel e a lâmina, que é especialmente projetada para realizar cortes precisos e rápidos.

Existem marcas que possuem sistemas que ajudam a fixar as folhas no momento do corte. Há também marcas que oferecem uma forma de visualizar o local exato para o corte do papel.

Para pessoas que trabalham com embalagens e plotadoras, há modelos de guilhotina de mesa com uma faca que possui 1 metro de comprimento. Este modelo serve principalmente para cortar papelão ondulado em grandes folhas. O corte é feito um por um.

Existem  alguns parâmetros que devem ser observados ao comprar uma guilhotina manual para que atenda a sua necessidade: O comprimento de corte e a dimensão do tampo. Estes fatores devem estar de acordo com o tipo de folha que você utiliza.

O comprimento de corte vai dar o número de folhas que podem ser cortadas simultaneamente.

A dimensão do tampo, vai dizer o tamanho máximo do papel que pode ser cortado na máquina. O corte em si, é feito por meio de um braço mecânico, que atua sobre a faca gráfica, amplificando a força do operador.

Veja mais modelos em nossa categoria de guilhotinas de papel.

Refiladora

Os principais tipos de Guilhotinas de Papel

Quando substitui-se a faca gráfica por uma roda afiada, a guilhotina de mesa transforma-se em uma refiladora de papel. Ela tem medidas bastante parecidas com as das guilhotinas de mesa, vai desde os 30 cm podendo chegar até pouco mais de 1 metro.

O corte da refiladora é feito através do movimento da pequena roda afiada ao longo de uma guia. Dessa forma, o corte da refiladora é ligeiramente mais preciso do que a guilhotina de facão.

Se sua empresa trabalha constantemente com papéis, fotos ou documentos laminados muitas vezes cortes nestes objetos precisam ser feitos, seja para transformá-los em algum formato específico ou para cortar uma informação repetida em um papel ou excessos, por exemplo.

Nesses casos você precisa de uma refiladora para ajudar, facilitar e acelerar todo o processo de corte destes itens.

As refiladoras produzidas pela Menno são desenvolvidas com uma estrutura e materiais resistentes, para que o seu uso possa ser feito sem preocupações constantes com manutenções.

E além disso, suas lâminas são cuidadosamente projetadas com proteções para evitar cortes acidentais.

Veja mais modelos em nossa categoria de refiladoras de papel.

Guilhotina Manual

Os principais tipos de Guilhotinas de Papel

A principal diferença entre a guilhotina manual e a guilhotina de mesa é que a manual permite fixar uma pilha de papéis e cortá-los ao mesmo tempo. Seu corte também é bastante preciso por contar com fixadores de papel.

O corte da guilhotina manual é feito por meio de um braço mecânico. Este braço amplifica a força do operador sobre a faca gráfica.

Existem opções de guilhotinas manuais que vão de 1 cm a cerca de 10 cm de boca. Dependendo do tamanho escolhido você consegue cortar de 100 folhas de 75 gramas até cerca de 1000 folhas por vez. Apesar de cortar papéis grossos a quantidade diminui variando de acordo com a espessura destes papéis.

A guilhotina manual pode apresentar uma régua que dá a medida exata do corte através de um visor. Algumas podem também ter uma luz de corte, que aponta exatamente onde a lâmina vai pegar na folha.

Veja mais modelos em nossa categoria de guilhotinas de papel.

Guilhotina Semiautomática

Diferente da guilhotina manual que exige força do operador para que o corte seja preciso, na guilhotina semiautomática foi inserido um motor elétrico para deslocar a faca de corte, dessa forma, não há tanto esforço e o investimento é maior.

Para ser acionada geralmente usam-se dois botões ou dois pedais para evitar acidentes com as mãos.

Na guilhotina manual o ajuste do papel e a descida da prensa continua sendo feita manualmente. Por este motivo ela é chamada de semiautomática, sendo uma intermediária entre a manual e a automática.

Guilhotina Automática

Existe no mercado as guilhotinas que são totalmente automática para empresas que estão dispostas com um alto investimento. Não há praticamente nenhum esforço do operador, ele só fica responsável pelo ajuste da máquina.

Para utilizá-la o operador coloca as folhas na máquina, acerta as folhas usando os botões de ajuste do batente lateral e traseiro. Depois deste processo usa-se o comando e a máquina desce a prensa e realiza o corte.

Algumas guilhotinas automáticas possuem pequenos furos de ar comprimido, que fazem as folhas deslizarem na mesa da guilhotina. Graças à estes furos pilhas de folhas pesadas parecem pesar muito menos.

Neste tipo de guilhotina um pequeno computador controla a movimentação das folhas no equipamento, deixando-as sempre na posição correta. As guilhotinas automáticas costumam ser muito maiores tanto em relação à sua dimensão quanto ao seu peso. Isto acontece porque precisa comportar mais maquinários.

Sendo assim, elas são recomendadas para quem precisa cortar muitas pilhas de papel, porém, exige muito mais espaço do que os outros tipos de guilhotina.

E lembre-se é fundamental que você defina a quantidade de folhas que precisa cortar para saber qual tipo de guilhotina para cortar papel é ideal para você.

Chegamos ao final de mais um artigo aqui no Blog da Menno.

Esperamos que tenha gostado!

Forte Abraço.

voltar
Buscar