Blog da Menno

01.05.22

O que é IPI?Aproveite a redução dos impostos para comprar mais barato!

o que é ipi

A tão esperada redução do IPI de 2022 finalmente foi divulgada pelo atual Ministro da Economia, Paulo Guedes. O melhor? Essa redução chegou a até 25% em alguns produtos! Não sabe o que é IPI? Vem que a Menno te explica!

O Imposto sobre Produtos Industrializados (IPI) sofre variações de tempos em tempos e é bem conhecido pelo segmento da indústria, pois o valor incide em todo produto fabricado. Com essa redução, muitos bens que são oriundos de processos industriais de fabricação terão seus preços finais reduzidos. Ótima notícia, não é mesmo? 

Buscamos as principais dúvidas sobre o assunto para você entender como esse imposto federal funciona. Veja:

1- O que é IPI (ou, o que é IPI na nota fiscal)?

2 – Quanto que é o IPI?

3 – Quais produtos fazem parte do IPI?

Com base nessas questões, nós iremos esclarecer de uma vez por todas o que é IPI e por que você deveria se informar sobre ele! 

Lembrando que os novos valores passam a valer a partir do dia 01/05. A medida promoveu uma alteração na TIPI 2017, através do Decreto nº 11.055, de 2022. Isso significou uma redução geral da alíquota do IPI de 25% (vinte e cinco por cento) para a maioria dos produtos. 

Sem mais demora, acompanhe tudo que você precisa saber sobre o impacto dessa redução no poder de compra do brasileiro, ou seja, entenda a interferência direta no seu bolso! 

O que é IPI?

O Imposto sobre Produtos Industrializados (IPI) é um imposto federal de competência da União que se configura como um tributo que incide sobre produtos da indústria nacional.

O IPI está previsto no art. 153, inciso IV, da Constituição Federal. Ele passou a ser regulado através do Decreto 7.212, de 15 de junho de 2010. Somente a União pode modificar ou ajustar as alíquotas dos produtos.

Entenda melhor como esse imposto funciona: 

Toda empresa que vier a fabricar um produto precisa pagar um imposto na hora da venda, que é o IPI. O consumidor não vê esse valor, pois ele já vem embutido no preço final da mercadoria. Mas não se engane! O IPI está lá e interfere (e muito!) no bolso! 

Veja melhor nesse gráfico. O IPI é pago uma vez só (produto – distribuidor ou produto – ponto de venda):

o que é ipi

Inclusive, é interessante ressaltar que o valor do IPI do produto vem destacado em notas fiscais, já que não apresentar essa informação pode implicar em multa ou outras penalidades. Você já parou para dar uma olhadinha nas porcentagens de cada produto? Deveria! 

Conhecer mais sobre quanto custa (efetivamente) cada produto que compramos nos ajuda a ter consciência de como anda a nossa economia, de forma geral. 

Cada porcentagem de IPI é cobrada de acordo com a Tipi (Tabela de Incidência do Imposto sobre Produtos Industrializados). Por isso é que cada setor da indústria terá porcentagens distintas para serem repassadas ao consumidor final. 

Depois de entender o que é o IPI, que tal ver esses valores atualizados?

Quanto que é o Imposto sobre Produtos Industrializados?

O IPI se baseia em uma alíquota (diferente para cada produto), que pode ser verificada de acordo com a classificação NCM (Nomenclatura Comum do Mercosul) do produto e localizada na TIPI. Não existe uma alíquota única e ela pode ser, inclusive, zero – como é o caso dos medicamentos. Já produtos considerados supérfluos pelo governo, como os dermocosméticos, geralmente têm uma alíquota mais alta. 

Um dos motivos da redução de até 25% é frear o valor agregado do produto devido a situação pandêmica, em que houve uma escassez de matérias-primas. O outro motivo é reindustrializar o Brasil (apesar da margem muito estreita para que esse objetivo seja, de fato, alcançado). 

Está curioso para saber quanto era o valor até então cobrado? Clique aqui para conferir o documento completo!

Veja um exemplo:

o que é ipi

Entendido? Então saiba quais os produtos fazem parte da IPI, uma outra dúvida muito comum por quem procura entender mais sobre o assunto.

Quais produtos fazem parte do IPI?

Até então você entendeu o que é IPI e a importância de saber mais sobre isso. Agora, te convidamos a ver quais produtos precisam pagar esse imposto. 

Como já destacado, toda vez que uma mercadoria nacional sai de uma fábrica, o IPI é cobrado! Entram nessa lista aqueles com industrialização, seja  incompleta, parcial ou intermediária.

Por isso, é mais fácil falar quais os produtos não fazem parte, como:

I – os livros, jornais, periódicos e o papel destinado à sua impressão;

II – os produtos industrializados destinados ao exterior;

III – o ouro, quando definido em lei como ativo financeiro ou instrumento cambial;

IV – a energia elétrica, derivados de petróleo, combustíveis e minerais do País.

Você pode conferir a lista completa dos produtos, clicando aqui. 

IPI reduzido: Compre ainda mais barato na Menno!

Agora é a hora de comprar ainda mais barato e atualizar os materiais para escritório ou equipamentos de automação da empresa. Com a redução também conseguimos reduzir os valores de alguns produtos para garantir a melhor compra. 

Corra para aproveitar essa redução nos impostos! Entre em contato com os nossos representantes para saber quais itens entram nessa oportunidade.

Aproveite para conferir nossos produtos clicando nos links abaixo.

Esperamos por você em nosso site!

Até a próxima!

voltar
Buscar