Blog da Menno

20.04.22

Estufa para papel ou desumidificador?

estufa para papel ou desumidificador de papel

Se você pesquisar na internet vai ver que existe muita gente considerando estufa de papel ou estufa para papel como sinônimo de desumidificador. Mas a verdade é que, tecnicamente, eles são bemmmmm diferentes, viu?

Deixa a gente te explicar melhor! 

Ambos são utilizados para retirar a umidade do papel, fazendo com que ele receba a tinta da impressora de forma correta, para que a impressão fique sem marcas de rolete. 

Mas a diferença está na segurança e no aspecto técnico do equipamento. Vamos entender melhor, de forma resumida?

O que é uma estufa de papel?

O que você pensa quando te vem à mente uma estufa? Pois bem, deve ser parecida com essa descrição aqui:

Equipamento antigo, construído de madeira, papelão ou aço galvanizado, com uma lâmpada dentro. 

Estufa para papel caseira é tipo isso aqui (acredite!). Fonte: matosdecomer.com.br

Pois bem. É isso mesmo! Uma estufa para papel (caseira) pode ser representada pela imagem acima.

O problema é que ela não é segura. Há relatos de diversos casos – leia aqui um exemplo – de incêndios que iniciam a partir de lâmpadas que ficaram muito tempo acesas perto de materiais inflamáveis, como papel, tecidos e demais objetos que pegam fogo rapidamente. A recomendação técnica é evitar expor a lâmpada a ambientes muito quentes (como no caso de estufas)!

E sabe o que é pior? Que muitas vezes as pessoas querem fazer em casa uma estufa parecida, correndo o risco do pior acontecer. Não faça isso, ok? No mercado há outros modelos, mas por serem aquecida por lâmpadas e elas ficarem expostas no equipamento, a sua segurança pode ficar comprometida.

O que é um desumidificador de papel?

O desumidificador é um equipamento moderno, comumente utilizado em escritórios e em ambientes residenciais. Ele é muito seguro e é a alternativa correta para quem deseja trabalhar com eficiência e segurança.

Os desumidificadores de papel da Menno, por exemplo, possuem sistemas anti-falhas que garantem maior segurança na utilização.

Isso significa que eles vem com um termostato automático com temperatura limite de 42ºC, para evitar superaquecimento. Por esse motivo é que o aparelho pode ser utilizado por 24h, com aquecimento de quantas folhas forem necessárias.

Além disso, outro benefício é ser bivolt (100v – 240v), garantindo maior acessibilidade e redução de danos causados por oscilações na rede elétrica ou por engano dos usuários.

Veja alguns exemplos de desumidificadores que temos disponíveis em nosso site. É só clicar em cima para ver mais!

Desumidificador de papel para folha A3
Desumidificador de papel para folha A4

Inclusive, já falamos bastante sobre desumidificadores de papéis por aqui. Só como exemplo, vamos citar alguns textos que produzimos sobre o assunto para você conferir, se quiser se aprofundar:

  1. Por que utilizar um desumidificador de papel no escritório

O texto fala sobre a importância do equipamento para quem é empreendedor. O clima úmido e frio do inverno é um problema para quem trabalha e depende de impressoras na rotina laboral.

  1.  Desumidificador + Plastificadora: uma perfeita sintonia

Neste texto falamos sobre a importância desses dois equipamentos para quem trabalha com impressão. Eles se complementam perfeitamente. 

  1. Desumidificador: qual a sua importância

Outro texto da Menno que trata especificamente sobre os benefícios deste equipamento. Se você deseja adquirir um desses, a gente te aconselha a olhar agora esse material.

  1. Desumidificador de papel Menno – confira os 4 melhores

Se você já sabe que a Menno é a melhor opção em desumidificadoras (pode procurar, a gente é fera no que faz!), então clique para conferir 4 opções legais para aquecer papéis e evitar danos materiais e financeiros.

———-

Falando em financeiro… você sabia que um papel úmido pode causar problemas bem maiores e economicamente problemáticos ($$$$) em impressoras e/ou fotocopiadoras?

Pois é! O atolamento de papel pode ocasionar mais do uma marca de rolete na impressão. Alguns dos problemas relacionados com papéis úmidos, são:

  • Rompimento do cabeçote
  • Quebra de componentes internos (engrenagens)
  • Defeito nas impressões
  • Vários papéis jogados fora
  • Travamento das engrenagens
  • Danos variados ao equipamento

E isso é tão simples de evitar! Basta colocar o papel no desumidificador e pronto!

Por fim… é correto dizer que estufa para papel e desumidificadora são sinônimos?

Correto, correto, não é (você já viu a diferença)!

Mas a gente sabe que muitas vezes as pessoas entendem e procuram por desumidificadoras no google ou nas lojas, como se fosse estufa para papel. Então, no popular, os dois termos acabaram tendo a mesma significação. 

Por isso é que muitos sites e lojistas acabam colocando as palavras, lado a lado. 

O que importa é você saber que eles são diferentes na hora de comprar o equipamento mais adequado para uso pessoal ou profissional. Certo?

—–

Essas foram as dicas de hoje da Menno! 

Até a próxima!

voltar
Buscar