Blog da Menno

Dicas e Tutoriais
20.11.20

6 dicas de como aumentar a produtividade no home office

A pandemia do coronavírus chegou e com ela a prática de home office aumentou ainda mais. Se você já trabalha no seu escritório de casa ou está nessa situação temporariamente e quer manter o foco em dia, nós preparamos 6 dicas para aumentar a produtividade no home office.

Sabe aqueles dias em que as horas passam devagar e as atividades se acumulam? Ou que as distrações tomam o lugar da sua lista de tarefas?  Se desfaça de tudo aquilo que lhe tira a concentração e deixe a sua criatividade fluir!

Acompanhe as nossas dicas:

1. Tenha um cantinho de trabalho só seu 

Escolha um lugar da casa que seja confortável ou monte o seu escritório, com móveis adequados para que você realize as suas tarefas tranquilamente, priorize os ambientes mais silenciosos para que não haja interrupções e ruídos que possam prejudicar a sua concentração.

Deixe o seu canto de trabalho do seu jeito, aproveite para decorá-lo de acordo com o seu gosto, tenha ao seu alcance todas as ferramentas que você precisa no seu dia a dia, e claro aposte na organização! 

Está pensando em como colocar tudo em ordem? Nós podemos te ajudar nisso, conheça os equipamentos para escritório da Menno, lá você encontra as opções de acessórios para escritório, organização de gavetas e documentos, e até os equipamentos para executar suas atividades diárias!

2. Capriche no look do dia  

Sabemos que os pijamas são os looks mais confortáveis e que a vontade de permanecer com eles o dia todo é grande, mas mesmo trabalhando em casa continue a sua rotina normalmente, se vista como se estivesse saindo para trabalhar todos os dias.

Assim, você separa o seu momento de descanso do momento produtivo, além disso, estará pronto para aquela reunião inesperada por videoconferência ou se precisar de sair de casa.

3. É hora de planejar e gerir o seu tempo

Já fez a sua lista de tarefas do dia? Defina com a sua equipe quais são as demandas da semana, respeitando os prazos de entrega e metas. Deste modo, você consegue estabelecer quais atividades são prioridades e quanto tempo vai dedicar a elas.

A gestão do tempo é muito importante para você manter a sua produtividade, se a sua empresa for mais flexível determine qual é o melhor horário para a execução das suas atividades ou mantenha o mesmo horário de expediente que você costuma ter no escritório da empresa, desta forma, você não vai se sobrecarregar demais de trabalho nem procrastinar, sem permitir que a falta de disciplina com horários prejudique o andamento de suas operações. 

4. O seu cérebro também precisa de descanso 

O que fazer quando o bloqueio criativo acontece? Aproveite esse momento para movimentar-se um pouco, o nosso cérebro cansa em meio à tantas tarefas para fazer e repetitivas. 

Por isso, vá ao banheiro ou pegue um café, saia um pouco para comer ou até mesmo descansar. As pequenas pausas ajudam muito na sua produtividade, pois fazem você voltar ao trabalho com ideias novas. Sabe aquele problema que parece tão difícil de resolver? Você vai encontrar a solução bem mais fácil do que antes. 

5. Fuja de distrações   

Não confunda pequenas pausas com distrações! O excesso de distrações atrapalha a sua produtividade, fazendo você perder a linha de raciocínio e alguns minutos de navegação virarem horas, o que faz com que as suas atividades se acumulem e você perca tempo.

Tente ficar o mais longe possível das mídias sociais e dos aplicativos de mensagem para uso pessoal, a não ser para questões relacionadas ao trabalho. Conversas pessoais longas também interferem negativamente no seu processo produtivo, se não é algo urgente, concentre-se em seus afazeres e responda depois!

O hábito de ligar a TV também pode te distrair, afinal, ficamos curiosos quando alguma coisa interessante está passando, desviando a nossa atenção para outro objeto.

As pessoas que convivem com você na sua casa precisam saber que o seu horário de trabalho tem que ser respeitado, estipule limites para não ser interrompido enquanto você realiza tarefas que necessitam da sua dedicação.

6. Converse com seus colegas de trabalho

Estar focado é o objetivo principal, mas quem disse que para trabalhar em home office tem que se isolar do mundo? Somos seres sociais e trabalhar em casa traz uma sensação de solidão, não é mesmo? Troque ideias com a sua equipe, mesmo que virtualmente, é uma forma de continuar o vínculo. 

Compartilhar ideias com seus colegas de trabalho te ajuda na execução de projetos, criação de novos planos, te motiva a alcançar novas possibilidades e você ainda fica por dentro de tudo o que está acontecendo na empresa. 

Gostou das nossas dicas? Esperamos que o conteúdo tenha te ajudado nesta fase de adaptação ao home office e a aproveitar o melhor do seu desempenho! Fale conosco!

voltar
Buscar