Blog da Menno

Dicas e Tutoriais
09.01.19

7 passos para aumentar a sua PRODUTIVIDADE em seu escritório

7 passos para aumentar a sua PRODUTIVIDADE em seu escritório

Você tem a sensação de não ter a mesma produtividade todos os dias? Você acorda com o barulho do despertador, muitas vezes com se sentido cansado do dia anterior, chega em seu trabalho e na hora da saída percebe que o seu dia não rendeu.

Pois é! Antes mesmo de acordar seja por cansaço ou stress, sua produtividade pode ser afetada ainda ao acordar. Ou seja bem antes da hora de bater o ponto na empresa.

Neste post vou dar algumas dicas para os dias em seu escritório serem mais produtivos.

1. Valorize as primeiras horas do dia

As primeiras horas do dia são as mais valiosas. Sua mente está pronta para iniciar e aceitar novas sugestões e estímulos do que precisa ser feito.

A melhor coisa para se fazer neste momento é organizar todas as tarefas na sua agenda diária. Portanto encare sua agenda com leveza, sem ansiedade ou medo de não dar conta de tudo.

Existem centenas de sites que te ajudam a organizar as suas tarefas e dos membro da sua equipe e (o melhor de tudo) são gratuitas! Basta ter um pouco de paciência e estudar as funcionalidades de cada uma.

Eu utilizo e recomendo duas grandes site que me ajudam no dia a dia. O primeiro é o Google Calendar, basta você ter uma conta Google (@gmail ou @empresa) que você pode organizar seu dia por data e hora. Inclusive você pode compartilhar sua tarefa para outras pessoas ou acompanhar a rotina do seu time.

A segunda é o Trello. Este site é perfeito se você tem perfil mais visual. Nele você cria quadros, podem ser específicos para projetos ou gerais para alinhamento do time, e em cada quatro você pode criar tarefas para o seu dia.

Geralmente meus quadros possuem 4 colunas, 1- Ideias, 2- À fazer, 3- Fazendo e 4- Feito. E é compartilhado com toda a equipe, assim todos sabem o que precisa ser feito e o que cada um está fazendo para tornar o progresso da empresa mais produtivo.

7 passos para aumentar a sua PRODUTIVIDADE em seu escritório

2. Acorde cedo

Acordar cedo para uns pode ser uma tortura, mas repare como você ganha mais ânimo e produtividade ao longo do dia, isso lhe trará mais calma para se auto planejar, atenção para conversar com as pessoas ao redor, enfim, a manhã não será mais um fardo, sim uma celebração.

Acordar cedo te proporciona horas a mais no seu dia, se você é daqueles que reclama que não tem tempo para fazer as coisas, acordar uma ou duas horas antes podem fazer grande diferença.

Aproveite as horas a mais para estudar, ler, caminhar, se organizar e veja como será o resultado! Lembre-se de ter resiliência, pois os resultados não acontecem do dia para a noite.

3. Faça uma atividade física

Invista numa atividade física, sem seguir roteiros, faça algo que lhe dê prazer e exercite seu corpo ao mesmo tempo.

Além de manter sua saúde ativa, a atividade física combinada com uma boa noite de sono, a prática faz toda a diferença para o rendimento do seu dia.

Toda vez que você pratica exercícios físicos, o seu corpo libera uma substância química chamada de “serotonina”, que também é conhecida como o hormônio da felicidade. Assim Você produz muito mais no dia a dia, entre outros benefícios para a saúde.

4. Invista em tecnologia

Algumas tecnologias servem para aumentar a velocidade de certas tarefas. Se você trabalha com grande circulação de cédulas em seu negócio, por exemplo, uma validadora e contadora de cédulas viria a calhar, pois substitui todo trabalho manual de contar as cédulas uma a uma e validar se são verdadeiras.

Veja como a tarefa de contar e validar um grande volume de cédulas se torna simples e rápida com uma validadora e contadora de cédulas da Menno:

Se existir outras tarefas manuais ou primitivas que estejam tornando seus projetos exaustivos e maçantes busque por novas formas de otimizar-los. Investir em tecnologia e inovação faz parte do planejamento de todo negócio.

5. Anote!

Você se sente mais confortável quando anota suas tarefas?

Faça isso, seja você a estar no comando.

Priorize seus deveres, quando você materializa no papel ou em apps como o Evernote é tudo o que precisa para reduzir a ansiedade ou o esquecimento.

Considere aplicar realmente esta dica se é comum para você estar cheio com muitas informações.

Sistematizar sua rotina faz com que seu cérebro entenda aquilo como um caminho prático. Desta forma o seu dia irá render mais, mas lembre-se de não se cobrar o tempo todo, entenda suas capacidades e limitações, e melhore ao seu ritmo.

6. Tenha uma alimentação saudável

Atualmente, contamos com diversas informações sobre a influência de uma boa alimentação para manter o corpo ativo.

É necessário criar uma consciência melhor sobre a comida que se ingere, principalmente para encarar o dia, onde é preciso ter energia redobrada.

Não estamos falando de dieta, nem de restrição de alimentos, mas de inserir mais frutas, cereais, legumes e verduras no seu cardápio.

Já escutou aquela expressão que diz “saco vazio não para em pé”, pois é, com uma alimentação ruim é possível que você fique esgotado ainda nas primeiras horas do dia.

Um app que eu recomendo é o MyFitnessPal. Ele gerencia a quantidade de calorias ingeridas no dia e te ajuda a alcançar seus objetivos. Seja manter o peso e ter uma alimentação equilibrada, ganhar ou perder peso.

7. Dedique um tempo para VOCÊ

Tão importante quanto ser produtivo, eliminar as tarefas atrasadas e manter suas atividades em dia, é relaxar um pouco. Isto é extremamente importante para sua mente. Se afastar um pouco do trabalho vez ou outra faz bem para o cérebro e para o espírito.

Invista tempo em um hobby, com sua família, medite ou simplesmente faça algo que te satisfaça e que te ajude a “esvaziar” a mente e prepará-la para o próximo dia.

Se tornar mais produtivo é a escolha das pessoas de sucesso. É claro que não há receita pronta, mas o principal é começar a melhorar seus hábitos de modo que te torne quem você sonha e planeja ser.

Bom pessoal espero que tenham gostado do conteúdo. E se você também sabe como contribuir para um dia a dia mais produtivo comente aqui em baixo.

Forte abraço!

voltar
Buscar