Blog da Menno

Terceirização de Serviços
15.04.20

6 Vantagens da terceirização de indústria

Em vista da redução de custos para o processo de produção, a terceirização de indústria se demonstra uma forte aliada para isto, além de aumentar a competitividade do seu negócio no mercado.

Como o próprio nome sugere, a terceirização é uma atividade que consiste na contratação externa de companhias ou equipes para fabricação de produtos ou prestação de serviços.

Por muitos anos a estratégia de contratação de serviços terceirizados é utilizada no mercado. A terceirização de fases de produção tornou-se um forte fator para acelerar processos, investir em tecnologia e garantir competitividade.

Com a colaboração de profissionais qualificados e altamente especializados, é possível investir em setores e situações determinadas a fim de maximizar a produção, reduzir incidentes no processo e minimizar os impactos no meio ambiente.

O que é a terceirização de indústria?

O termo terceirização (do latim tertiariu) tem conforme o Novo Dicionário da Língua Portuguesa, de Aurélio Buarque de Holanda, o significado de “parceiro trabalhador, na parceria agrícola à terça”, ou seja, refere-se àquele trabalhador do campo que recebe um terço do total da colheita por seus serviços realizados na propriedade alheia.

Trazendo para o mercado, a definição de terceirização se trata da contratação de serviços por meio da empresa, intermediária entre o tomador de serviços e a mão-de-obra, mediante contrato de prestação de serviços. A relação de emprego se faz entre o trabalhador e a empresa prestadora de serviços, e não diretamente com o contratante destes.

Como funciona a terceirização?

A terceirização acontece quando a sua empresa contrata uma outra para fornecer profissionais capazes de realizar determinadas atividades.

Na prática, isso significa que você pode ter a colaboração em seu espaço laboral, mas que não sejam seus funcionários efetivos. Normalmente, os cargos operacionais, como os de limpeza, portaria e segurança já são terceirizados há alguns anos.

Cada empreendimento faz o processo de terceirização de acordo com a sua necessidade. Essa tendência deve aumentar nos próximos anos, especialmente nos negócios que não dispõem de recursos financeiros para contratar profissionais próprios para tomar a frente de todo o seu processo de produção ou fabricação.

6 Vantagens da terceirização de indústria

O processo de terceirização de indústria, quando feito de forma responsável e bem planejada, pode te oferecer grandes vantagens. Confira algumas vantagens da terceirização do seu negócio:

1 – Economize tempo com a terceirização de indústria

Ganhe tempo com a terceirização de serviços. Tenha de forma eficiente a tomada de decisões para contratações eficientes, crie um ambiente dinâmico de produção, com foco nas melhores técnicas, tecnologia e eficiência.

2 – Tenha mais eficiência de produção

Em um cenário apropriado para a terceirização, quanto mais atividades são feitas em menos tempo e com melhor resultado final, mais eficiência de produção sua indústria terá.

Quando você contrata uma empresa terceirizada especializada é propício que ela esteja preparada tanto com relação ferramentas e equipamentos, como também à mão de obra qualificada. Desta forma, você passa a carga de trabalho da produção para a empresa terceirizada que produzirá com foco em uma maior eficiência.

Além disso, como são equipes bem estruturadas, a terceirização garante que a empresa gaste menos com trocas de funcionários e na contratação de temporários durante as férias e faltas.

3 – Reduza gastos com contratações

Ao optar pelos serviços de uma empresa terceirizada para a produção de alguma etapa em sua indústria, você não precisa se preocupar com a contratação de novos membros para a produção. Isto é adequado principalmente para atender demandas não recorrentes, cujo o time tem por objetivo realizar a produção por tempo determinado.

A empresa terceirizada se responsabiliza pelo encargo da mão de obra necessária para a realização dos processos, inclusive evitando que falte profissionais para a tarefa, mantendo que todos os contratados cumpram com os direitos trabalhistas.

4 – Reduza custos

A transferência de processos para as empresas terceirizadas, além da redução do tempo de produção, o uso dessa estratégia pode reduzir o custo como um todo. Como resultado desta redução de custos, o seu negócio terá mais competitividade em meio à concorrência de mercado e, além de tudo, tempo para investir em outras áreas sensíveis para o crescimento da indústria.

5 – Ampliar o Crescimento

A otimização do tempo, aliada à melhoria na eficiência, produtividade e qualidade de serviço, fazem com que a empresa invista em outras frentes, mais focadas em ações de negócio, marketing e vendas, aumentando as chances de crescimento.

6 – Construir parcerias produtivas

Outro benefício trazido pela terceirização é a possibilidade de construir parcerias com os fornecedores e não apenas contratar serviços. Em alguns casos, o mais interessante é escolher uma empresa tecnicamente especializada, que tenha conhecimento e vivência no mercado e que, consequentemente, seja capaz de agregar valor e apoiar estrategicamente a gestão.

Quando implementar a terceirização de indústria?

Caso a sua indústria necessite desenvolver um novo processo de produção, ou busca o aprimoramento em algum passo, mas não possui tempo ou pessoal para realizar esta ação, pode ser o primeiro passo para considerar a contratação de uma empresa terceirizada.

Sobre a Menno

No Brasil, a Menno é consolidada como uma das maiores empresas nos segmentos de automação, manufatura, também de fornecimento de equipamentos e suprimentos para escritório.

A empresa, além da forte presença no mercado nacional, tem participação expressiva em 5 países no exterior como: Paraguai, Uruguai, Chile, Peru e China.

É historicamente reconhecida pelo desenvolvimento de partes, peças e mecanismos. Desde sua fundação está presente em grandes players do mercado nacional e internacional, criando conjuntos em OEM para as mais diversas aplicações.

É pioneira no desenvolvimento de módulos gaveteiros e mecanismos de impressão matricial para impressoras de cheques e outros fins no Brasil. Tal pioneirismo mantém a mecânica fina na essência de todos os desenvolvimentos realizados na Menno.

Conclusão

Como podemos observar, a terceirização, de um modo geral, é cada vez mais comum no Brasil. Além de aumentar a eficiência da produção, a estratégia busca tranquilizar a indústria que necessita da terceirização para iniciar ou aprimorar processos, ao deixar com que uma empresa especializada atue de forma eficiente na produção enquanto a indústria se preocupa com as demais áreas da empresa, promovendo assim um amplo crescimento.

Com planejamento adequado e com as operações devidamente estruturadas, a sua empresa poderá ter as ferramentas que necessita com a contratação de serviços terceirizados.


Fale com um de nossos especialistas em Manufatura Menno para saber como podemos planejar e executar o processo de terceirização em sua indústria.

voltar
Buscar