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09.11.21

Como funciona a garantia dos produtos Menno?

Produtos Menno

Ao comprar um novo produto, a dúvida sobre a garantia é uma das primeiras a serem sanadas com o vendedor, não é mesmo?

Questionar se aquele determinado item tem garantia nos dá segurança de estar adquirindo um produto que pode ser trocado ou devolvido, em caso de erro na fabricação.

Mas você sabia que há, pelo menos, três modalidades de garantia? São elas que certificam a qualidade, eficiência e durabilidade do produto que está indo para a sua casa ou empresa. 

As três modalidades, são: a legal, a contratual e a estendida.

A garantia legal é firmada pelo Código de Defesa do Consumidor e é obrigatória por lei. Ela não tem relação com a previsão em contrato e pontua que você tem 30 dias para reclamar de problemas sobre o produto, se for um bem não-durável (alimentos), ou 90 dias para bens duráveis (produtos Menno, por exemplo). O prazo conta a partir do recebimento do produto.

Já a garantia contratual é diferente para cada empresa. Nem todas oferecem esse tipo de seguro, pois ele não é obrigatório. A partir da emissão da nota fiscal, o prazo para troca ou devolução estará estabelecido, normalmente, no “termo de garantia”. Para os produtos duráveis, o prazo geralmente é de 9 meses ou 1 ano.

Por fim, a garantia estendida é normalmente oferecida à parte, como um adicional, por empresas que revendem o produto, ou seja, empresas que não têm relação com o fabricante. Na Menno, essa modalidade é possível apenas mediante acordo comercial.

Agora que você já sabe como funcionam as três modalidades de garantia, confira abaixo como funcionam as garantias na Menno

Toda a linha de produtos da Menno possui garantia!

Sim, toda a linha de produtos da Menno está assegurada. O período de validade é de 12 meses, exceto para itens injetados, que possuem garantia de 6 meses contra defeitos de fabricação.

Produtos Menno

Mas você pode estar se perguntando: e se o produto der alguma pane, como eu faço?

Com relação aos consertos, os produtos que estão fora do prazo de garantia, mas que são consertados, recebem garantia de três meses.

Já em casos comprovados de “mau uso”, alteração de características originais do produto ou mesmo outro tipo de ação que configure desacordo aos preceitos estabelecidos pela Menno, há perda da garantia dos produtos e peças.

Lembramos que a garantia é relativa aos defeitos de fabricação, e não decorrentes do uso do cliente.

Como eu posso solicitar a troca, devolução ou conserto dos produtos Menno?

A troca ou devolução de produtos é possível apenas em um prazo de 10 dias após a emissão da nota fiscal de compra do cliente ou mediante acordo comercial.

Se estiver tudo dentro do prazo estipulado, o procedimento padrão de troca é o seguinte:

  • Envio do produto para a Menno, com frete concedido.
  • Análise do equipamento após recebimento
  • Envio de um produto novo para o cliente 

As trocas só são realizadas para produtos de mesmo modelo, não havendo a possibilidade de troca para outro modelo, com diferença de valor.

No caso de devoluções, o procedimento é o mesmo, até a análise do produto.  Após isso é gerado um crédito para futuras compras do cliente ou devolução do valor.

Essa devolução do valor só é realizada para notas fiscais emitidas pela Menno, e não por terceiros. Neste caso, a solicitação de devolução do valor deve ser feita para o emitente da nota fiscal.

produtos Menno

Com relação ao conserto, ele deve ser realizado exclusivamente pelas assistências autorizadas ou diretamente na fábrica Menno.

Caso o cliente ou um técnico não autorizado pela Menno abra o equipamento e viole os lacres de proteção do mesmo, a garantia não é mais válida.

Sobre o transporte, é obrigação do cliente fazer a conferência da mercadoria no ato do recebimento e comunicar possíveis avarias relacionadas, para que o transportador seja responsabilizado.

E se eu quiser o reembolso, como devo proceder?

O consumidor pode solicitar reembolso dentro do prazo de 10 dias após a emissão da nota fiscal de compra, se a nota fiscal foi emitida pela Menno.

Ainda com dúvidas sobre a garantia? Converse com os nossos especialistas!

 

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