Blog da Menno

Dicas e Tutoriais
22.09.20

Refiladoras ou Guilhotinas de papel? Qual é o ideal?

Com tantos equipamentos disponíveis no mercado, é completamente normal para quem deseja começar a montar sua empresa ou uma gráfica, ficar na dúvida de qual produto comprar, não é mesmo? Isso porque muitos possuem funções muito parecidas e outras bem diferentes, de acordo com cada necessidade, no qual pode ser mais difícil de decidir.  E essa dúvida vem justamente desses dois equipamentos: guilhotinas e refiladoras.

Elas podem parecer ter a mesma função, mas não possuem. As soluções que ambas apresentam são distintas e devem ter propósitos específicos para o uso.

Então, se você assim como muitas outras pessoas possui dúvida sobre o que cada um desses itens (refiladoras e guilhotinas) realmente faz, confira o conteúdo junto com a gente, tire todas as suas dúvidas agora mesmo e faça uma compra correta e segura!

Entenda o que é uma Guilhotina de Papel

A guilhotina é um equipamento especial para cortar grandes volumes de papel, ao contrário da refiladora. Além disso, possui boa capacidade por conta do seu corte preciso e afiado, ótimo para modelos diferentes e maiores ou até mesmo para materiais mais grossos e espessos.

A guilhotina contém uma faca afiada, não permitindo que seja feito uma rebarba, fazendo um acabamento perfeito nas folhas, se for necessário. Esse equipamento também possui muita precisão e velocidade, caso o processo necessite ser em grande quantidade.

Os tipos de cortes são variados, ela pode cortar as folhas previamente impressas, fotografias e até mesmo os papéis que ainda serão colocados em outra máquina para acrescentar ainda mais detalhes, impressão ou novos cortes. A guilhotina de papel pode ser uma grande aliada para sua empresa, sendo muito versátil e criativa na hora desenvolver novos produtos.

Por mais seguro que a guilhotina possa parecer, na hora de manusear, deve-se ter muito cuidado. Por ser tão precisa e eficaz, a probabilidade do usuário causar algum acidente e se machucar é grande, ou até mesmo que acabe causando danos nos materiais. Em vista disso, tome muito cuidado sempre.

Você sabia que a guilhotina também é conhecida como guilhotina de facão ou de mesa? Pois é. Isso porque os cortes são feitos em um tipo de lâmina que é presa em uma ponta e com uma manopla na outra.

Algumas curiosidades sobre as guilhotinas convencionais, são que elas conseguem cortar cerca de 5 folhas em sua capacidade máxima. Porém, existem outros equipamentos no mercado que conseguem cortar até mais folhas, dependendo da necessidade que sua empresa precisar.

Ao comprar uma guilhotina manual para que atenda a sua necessidade, é importante observar o comprimento de corte e a dimensão do tampo para realizar as atividades, pois isso irá determinar o tamanho da folha que você utiliza. Ou seja, o comprimento de corte vai dar o número de folhas que podem ser cortadas simultaneamente.

Já o tamanho da tampa, vai determinar o tamanho máximo do papel que pode ser cortado na guilhotina. Confira os modelos disponível pela Menno aqui.

Agora vamos apresentar abaixo os diferenciais e características da refiladora de papel.

Entenda o que é uma Refiladora de Papel

Agora que você já conhece uma guilhotina, é importante saber quais são as funções de uma refiladora para tirar de vez a dúvida de qual escolher, vamos lá!

Com certeza, quando se fala de inovação, a refiladora de papel é um diferencial. É um equipamento novo quando se trata de portabilidade e precisão com flexibilidade de cortes em papel.

Elas são ótimas para qualquer tipo de corte, desde retos, ondulados, microperfurados ou vindos para obras. A refiladora pode cortar não apenas do modo reto tradicional, mas também fazer outros detalhes, como ondulados ou perfurados, dependendo do modelo desejado.

Esse é um produto leve, que pode ser levado para qualquer lugar com mais facilidade, além de trabalhar melhor com um volume menor de papel. Ao contrário de como é na guilhotina, com uma faca, o funcionamento da refiladora é com uma roldana que efetua movimentos deslizantes leves, fazendo o corte final.

Com esses movimentos que a refiladora oferece, dificilmente algum acidente ou falha acontecerá ao longo do processo, mas claro que todo cuidado é pouco, não é mesmo? Fique atento!

Mas vale lembrar que mesmo o trabalho sendo seguro com esse equipamento, ele tende a demorar um pouco mais do que o normal, visto que sua capacidade de usar papéis é menor. Essa máquina tem como objetivo fazer materiais mais delicados, como convites, folhetos, documentos e lembrancinhas.

Se sua empresa atua com cortes de papéis, como fotos ou documentos laminados, a refiladora pode ser uma grande aliada para acelerar no processos desses itens.

Para você entender melhor como a refiladora funciona, ela possui uma pequena navalha que é movimentada cortando o papel em uma linha reta, sem “engasgos” que possam formar amassados e sem linhas tortas.
Ou seja, conforme é encaixado o documento a ser refilado, ela desliza cortando o papel em linha reta, sem deixar rebarbas.

As refiladoras produzidas pela Menno são desenvolvidas com uma estrutura e materiais resistentes, indispensável para que o seu uso possa ser feito sem preocupações constantes com manutenções. Ela auxilia na produção, agiliza o processo e permite uma finalização perfeita no corte.

Qual delas é a melhor opção?

Ambas refiladoras e guilhotinas são produtos excelentes, que possuem funções específicas para determinado tipo de trabalho. Contudo, para escolher entre a guilhotina e a refiladora, é necessário entender qual negócio você está inserido e qual é a melhor para a sua quantidade de demanda.

Além disso, mesmo que manusear esses dois equipamentos não seja um trabalho complicado, é de total atenção que o funcionário responsável receba a orientação correta a respeito do produto.

Agora com tantas informações será fácil escolher qual o ideal para você, não é mesmo? Entre em contato com a gente e adquira o melhor equipamento, com qualidade e segurança que só a Menno oferece.

Refiladoras e guilhotinas é com a Menno. Entre em contato!

voltar
Buscar