Blog da Menno

Dicas e Tutoriais
31.07.19

Preparando um escritório ergonômico

Preparando um escritório ergonômico

Preparar um escritório ergonômico é uma prática que vem se popularizando. Tem ênfase  em proporcionar a postura correta e na redução de desconforto muscular melhorando o ambiente de trabalho e o desempenho do colaborador.

Ter um escritório ergonômico, pode gerar diversos resultados positivos. O Bureau of Labor Statistics, relatou que dias perdidos de trabalho devido a lesões por esforço repetitivo caíram 2 dias completos a cada 10.000 trabalhadores entre 2012 e 2013.

Melhorias ergonômicas podem oferecer um número potencial de benefícios para o local de trabalho. Como:

Vantagens de um escritório ergonômico

Economizar dinheiro com um escritório ergonômico

A primeira vista, uma iniciativa ergonômica pode parecer cara. Além do mais, você teve que encarar contas para a nova mobília, equipamentos e acessórios para escritório. Porém, segundo o programa para estimar custo “Safety Pays” da Administração de Saúde e Segurança Ocupacional relata um total de $31.511 em custos indiretos que um empregador pode pagar por um incidente de síndrome do túnel do carpo no trabalho.

Produtividade Melhorada

Mesmo que suas condições atuais não aumentam o risco de lesão, considerar a ergonomia pode trazer ganhos em produtividade.

Um estudo feito pelo Departamento de Trabalho e Indústria do Estado de Washington mostrou ganhos em produtividade tão altos quanto 15% quando estilos de assentos e outros móveis, como suportes ergonômicos, foram introduzidos.

Nesse mesmo estudo, um escritório de engenharia de armas relatou um aumento de 20% em produtividade depois que um projeto ergonômico de redesenho do escritório e o retorno do investimento levou menos que um ano.

Saúde e Segurança

A mudança do layout das estações de trabalho, variação das cadeiras e escrivaninhas, alturas e outros ajustes ergonômicos comuns eram uma vez considerados somente depois que uma lesão ocorria.

Porém, tendências de saúde e segurança estão indo em direção a prevenção de lesões através de um projeto de ergonomia, evitando doenças laborais que podem comprometer o desempenho e a segurança do colaborador, refletindo em sua motivação e produtividade.

Moral do Empregado

Aquelas cadeiras novas e bem adaptadas e outras melhorias ergonômicas mostram aos seus empregados que você é sério acerca de seu comprometimento com o conforto e segurança deles.

Você poderá ver uma redução nos dias de falta e na rotatividade, que pode ser indicador da moral dos empregados. O envolvimento do colaborador nas avaliações ergonômicas reforça seus esforços para capacitar seu grupo de funcionários.

Como preparar um escritório ergonômico

Dentre os meios para aumentar a produtividade e a moral dos empregados enquanto se reduz ausências e problemas de saúde, um plano de escritório ergonômico é frequentemente desconsiderado.

Porém, esse aspecto de um escritório é especialmente útil e pode melhorar muitas áreas do seu negócio. Ter um plano de escritório ergonômico não somente melhora a estética completa de seu escritório, mas também desenvolve a produtividade e pode até reduzir a incidência de problemas de saúde dos empregados.

O plano de escritório ergonômico engloba três áreas: a própria estação de trabalho, a iluminação e o assento

Estação de trabalho

Inclui o computador, a escrivaninha, e tudo o mais que o funcionário usa enquanto faz seu trabalho. Por exemplo, um plano ergonômico de escritório incluiria uma estação de trabalho que tenha um computador numa altura apropriada, mouse em uma distância de fácil alcance e uma escrivaninha que esteja alinhada com o corpo do usuário. Outros aspectos da estação de trabalho em um escritório ergonômico são o telefone que pode estar montado em um suporte para fazê-lo mais confortável ao uso.

Iluminação

A iluminação de um escritório é um outro aspecto importante do projeto ergonômico do escritório. A iluminação não deve ser muito desagradável ou muito obscura. Além disso, a luz de fora deve ser monitorada e controlada com persianas. Embora muitas pessoas não considerem isso, a luz do computador é também uma variável, e é recomendado que o usuário se sirva da função de brilho para ajustá-lo num nível confortável.

Móveis

Por último, mas não menos importante, os móveis para escritório principalmente o suporte ergométrico, é uma grande parte do projeto ergonômico.

Muitos dos trabalhadores de escritório passam a maioria de seu tempo sentado e isso exige uma postura melhor, o uso de suportes ergonômicos assegura o conforto e diminui o impacto negativo no corpo do funcionário.

O suporte ergonômico evita que o pescoço, junto a coluna do colaborador, estejam em posições que desfavorecem uma postura agradável, causando dores à longo prazo.

Suportes ergonômicos Menno

Suporte ergonômico para pés

  • Cor disponível: Preto
  • Material: 100% aço
  • Pintura: Eletrostática
  • Peso máximo sobre apoio: 120kg
  • Número de regulagens: 4 regulagens – 10˚, 20˚, 30˚ e 40˚
  • Dimensões (mm): 435 (L) x 220 (P) x 170 (A)
  • Peso líquido: 2,2 Kg
  • Peso bruto: 2,43 Kg
  • Possui pés antiderrapantes
  • Possui revestimento de borracha antiderrapante

Comprar suporte ergonômico para pés

Suporte ergonômico para monitor

  • Função: Mesa para apoiar monitor de PC
  • Material: Construído totalmente em aço
  • Regulagem: Possui 03 regulagens de altura de 08cm cada
  • Pintura: Pintura Eletrostática e resistente a riscos nas cores Branco e Preto
  • Pés: Possui pés antiderrapantes
  • Saída para cabos: Dois cabos
  • Dimensões (mm): 280 (L) x 222 (P) x 180 (A)
  • Peso: 1,7 kgs
  • Peso máximo que suporta: Até 13 kg

Comprar suporte ergonômico para monitor

Chegamos ao final de mais um post aqui no Blog da Menno, espero que tenham gostado!

Se tiver alguma dúvida ou quer contribuir com mais informações, use o campo de comentários.

Forte abraço!

voltar
Buscar