Blog da Menno

Dicas e Tutoriais
24.07.19

Melhores dicas para manter o escritório sustentável

Melhores dicas para manter o escritório sustentável

Você já parou para pensar em meios de tornar o seu escritório sustentável? Sustentabilidade não é algo apenas para ser usado como marketing, tomar ações para o desenvolvimento do seu negócio, sem agredir o meio ambiente, é uma pauta de grande importância e que deve ser aplicada com seriedade.

Consumo consciente, menos gastos de água e de energia e menor produção de lixo são alguns dos itens com os quais você pode contribuir.

Se a sua empresa nunca se preocupou com isso, já está mais do que na hora de começar a tomar algumas atitudes. Você verá que ideias simples são capazes de não apenas trazer bons resultados como também tornar o mundo à sua volta melhor. 

O que é um escritório sustentável?

Um escritório sustentável é criado por meio de um conjunto de ações que visam o respeito ao meio ambiente e o desenvolvimento sustentável da sociedade. Para que um escritório, ou empresa, seja considerado sustentável ambientalmente e socialmente, necessita-se adotar atitudes éticas, práticas que visem seu crescimento econômico sem agredir o meio ambiente e também colaborar com o desenvolvimento da sociedade.

Dicas para um escritório sustentável

1. Recicle resíduos

Em muitas cidades há diversos programas que incentivam as pessoas a separarem o lixo reciclável em suas residências. Porém, nos escritórios, ainda é grande o número de locais que não se importam muito com isso.

Conscientize os seus colaboradores com relação a importância do assunto para que todos possam participar.

Uma forma bem fácil de fazer isso é ter cestos de lixo seletivos para que os colaboradores identifiquem os tipos separados. Separe papéis, plásticos e vidros e evite que eles sejam misturados com restos de alimentos e outros materiais não-recicláveis.

Além disso, sempre que possível, reaproveite os papéis “descartáveis”, ou seja, aqueles que já foram utilizados só de um lado e não trazem informações confidenciais.

2. O uso da fragmentadora de papel na reciclagem

A fragmentadora de papel é um equipamento responsável por triturar, cortar e fragmentar documentos, cheques, contas, recibos, extratos financeiros, cds, cartões e diversos outros tipos de material. Seu uso é indicado para escritórios, gráficas, empresas de segurança, indústrias de reciclagem e até mesmo residências, dependendo das necessidades de cada usuário.

O uso de um fragmentadora de papel neste processo pode trazer diversos benefícios para o planeta, tais como: minimização dos resíduos descartados nos aterros sanitários, proteção e economia de recursos naturais que estão cada vez mais escassos e redução das emissões de gases de efeito estufa.

Vale ressaltar quais os tipos de papéis que podem ser reciclados e reaproveitados:

  • Jornal;
  • Papelão;
  • Papel cartão;
  • Papel fax;
  • Impressos;
  • Envelopes;
  • Cadernos;
  • Cartazes;
  • Embalagens.

3. Tenha plantas no seu escritório

Um pouco de verde ajuda a melhorar a satisfação e a qualidade de vida dos empregados, estimulam a concentração e melhoram a percepção com relação à qualidade do ar. Em médio e longo prazo, uma decoração que fornece mais elementos naturais no seu ambiente de trabalho pode ajudar e muito.

Uma pesquisa realizada pela Universidade de Queensland, na Austrália, descobriu que um escritório decorado com plantas pode aumentar a produtividade em até 15%.

Uma recomendação é que busque as espécies que demandam menos cuidados, mas que ajudam a deixar o seu escritório com um aspecto mais saudável, como Zamioculcas, Echeverias, Mini Cactos, Violetas, entre outras. 

4. Opte por lâmpadas de LED

Troca das lâmpadas incandescentes ou fluorescentes pelas lâmpadas de LED podem dar aquela melhorada na economia de energia. Elas custam um pouco mais caro, mas a durabilidade é praticamente incomparável. Para se ter uma ideia, algumas chegam a durar até 14 anos, segundo os fabricantes.

De acordo com os cálculos da Associação Brasileira da Indústria Elétrica e Eletrônica (Abinee), a redução nos gastos diretos com iluminação pode ser de até 90%.

Mas não esqueça que a luz natural é sempre melhor do que as luzes artificiais. Desligue as luzes se elas não forem necessárias e abra bem as janelas para deixar o sol entrar.

5. Desligue equipamentos que não estiverem em uso

Por mais que um computador conectado não tenha um impacto significativo na conta de luz, o consumo de energia de várias máquinas ligadas a noite toda sem necessidade no final do mês pode resultar em um custo extra desnecessário. Dessa forma, é importante que sua empresa adote uma política de uso consciente dos equipamentos.

Desligue o monitor e deixe computador em modo suspenso quando for sair e deixe alguém responsável por apagar as luzes e dispositivos eletrônicos todos os dias. Nas salas em que não há ninguém, apague as luzes e desligue o ar-condicionado ou os ventiladores. Aqui, não se trata nem de uma economia significativa na conta de luz, mas sim em uma forma responsável de evitar o desperdício de energia.

6. Evite deslocamentos desnecessários

Utilize a tecnologia ao seu favor. Se você costuma visitar muitos clientes e utiliza um automóvel para isso, tente trocar essa visita pessoal por uma conversa de videoconferência. Além de gastar meno do seu tempo no trânsito, você consome menos combustível e emite menos dióxido de carbono.

Outra maneira de depender menos do trânsito para trabalhar é adotar o home office em alguns dias da semana. Isso pode ser benéfico tanto para a sua empresa quanto para os seus funcionários, pois certamente eles vão perder menos tempo com deslocamentos e ganhar em qualidade de vida.

7. Racione a utilização do ar-condicionado

Desligue os ares-condicionados na hora do almoço e pouco antes do fim do expediente. Na hora da compra opte por aparelhos com selos de eficiência no consumo de energia. 

Dimensione a capacidade do aparelho ao tamanho do ambiente e evite instalá-lo onde há incidência direta de sol. Se a temperatura externa estiver amena, opte por manter o aparelho desligado e refresque o ambiente mantendo as janelas abertas.

8. Menos copos descartáveis

Você sabia que o plástico ao entrar em contato com líquidos quentes (chá ou café, por exemplo), libera uma substância chamada “Estireno” que pode aumentar os riscos de câncer? As informações são baseadas em pesquisas desenvolvidas pelo Instituto de Química da Universidade Federal da Bahia (UFBA), portanto, evite o desperdício de copos plásticos descartáveis e invista em canecas e copos de vidro ou porcelana.

Além disso, quanto menos materiais descartáveis são utilizados menos lixo é produzido e mais você contribui ao meio ambiente.

9. Economize água nos banheiros

Se possível, invista em sistemas de descargas nos banheiros e em torneiras mais modernas que podem gerar economia de até 50% no consumo de água.

Opte por torneiras com regulagem na quantidade de água, isso evita que ela fique aberta ou pingando por esquecimento.

De modo geral fique sempre atento a manutenção de todo sistema de tubulação do escritório para evitar desperdícios devido a vazamento ou ao rompimento de algum cano fora da validade.

Chegamos ao final de mais um post aqui no Blog da Menno, espero que tenham gostado!

Se tiver alguma dúvida ou quer contribuir com mais informações, use o campo de comentários.

Forte abraço!

voltar
Buscar