Blog da Menno

Produtos
07.11.18

Máquina de Contar Moedas e a otimização do Fechamento de Caixa

Você já pensou em otimizar seu fechamento de caixa com uma máquina de contar moedas? O fechamento de caixa é um processo que envolve muita atenção e cuidado na conferência de valores e na checagem das operações realizadas. Parece simples, mas costumam aparecer diversas dúvidas neste processo.

Veja neste conteúdo como uma máquina de contar moedas e cédulas pode de ajudar a fazer um bom fechamento de caixa. Para que o saldo de entradas e saídas confiram com os valores certos.

O que é uma máquina de contar moedas?

Uma máquina de contar moedas ou contadores de moedas, são equipamentos dedicados a calcular e organizar diversos valores de moedas. Facilitando muito o processo de contagem do dinheiro.

Com os contadores de moeda da Menno você consegue calcular e separar 216 moedas por minuto.

Os contadores de moedas são muito eficientes, principalmente se você trabalha em bancos, escritórios ou no financeiro de um mercado. O equipamento evita erros e de forma simples ele facilita a vida do cliente que irá optar pelo contador de moedas que seja mais adequado a suas necessidades, ajudando você a contar o dinheiro do caixa.

Além dos contadores de moedas, existem equipamentos especializados em contar cédulas e outros, que para maior segurança do seu negócio, fazer a verificação de notas falsas, são as famosas Validadoras de Cédulas.

Como fazer um bom fechamento de caixa?

O operador de caixa precisa seguir os procedimentos estipulados pela empresa para garantir um bom fechamento de caixa, evitando erros comuns no decorrer do dia e que podem prejudicar os cálculos para a relação exata dos saldos das movimentações.

Se a sua empresa possui dois ou mais operadores de caixa, é muito importante que cada um deles deixe o caixa “zerado” para que o seu colega, que assume o próximo turno, possa ter um melhor controle do seu período.

Existem outras dicas que você pode aplicar em seu processo de fechamento de caixa para evitar furos. Estas dicas começam desde a abertura do caixa até a conclusão do fechamento, confira:

Ao fazer a abertura do caixa, dê entrada no valor inicial de reserva, também conhecido como fundo de troco ou valor de encaixe. Trata-se de uma pequena quantia contendo cédulas e moedas, que ficará a disposição do operador tanto para dar troco, quanto para o pagamento de pequenas despesas no decorrer do período.

Registre as entradas e saídas do caixa, pois além de registrar o valor de reserva (fundo de troco), registre todas as demais entradas e saídas que forem ocorrendo ao longo do dia.

Se estiver no controle manual do caixa, anote cada operação, confira e junte os comprovantes para fazer o fechamento de caixa mais tarde. Mas o recomendado é que se utilize algum ERP para controle financeiro.

Certamente o seu estabelecimento também adota a sangria de caixa por questões de segurança. Assim, toda vez que fizer a transferência de valores do caixa para um local mais seguro como um cofre, depósito bancário ou entrega de malotes ao carro forte, anote o valor e os documentos que estiver enviando.

Da mesma forma, anote ou lance no sistema todas as vezes que for preciso fazer o reforço de caixa, também conhecido suprimento de troco.

Para facilitar a verificação e o fechamento de caixa no final do expediente, vale a pena utilizar a tática de separar os documentos por tipo, usando um clip, por exemplo. Você pode separar as transações da seguinte forma:

  • Comprovantes de venda com cartão de débito;
  • Comprovantes de venda com cartão de crédito;
  • Cheques à vista;
  • Cheques pré-datados;
  • Tickets (quando sua empresa aceitar).

Lembre-se de separar as transações com cartão de crédito ou débito por bandeira também, já que a contabilidade da empresa considera estes dados no Livro Caixa e em outros controles.

Confira os valores do caixa, pois para fazer o fechamento de caixa corretamente é importante que você conte os valores separados por tipo de movimentação, desta forma:

  • Dinheiro (moedas e notas), para otimizar o processo lembre-se dos contatores de moedas e cédulas;
  • Cheques (à vista e pré-datados);
  • Cartões de crédito e débito;
  • Tickets (se a sua empresa aceita esta forma de pagamento);
  • Pagamentos de despesas diversas;
  • Vales para funcionários.

Durante esta contagem de valores podem surgir divergências causadas por diversos motivos, como troco errado, sangrias que não foram registradas, troca de mercadorias sem que se tenha dado baixa ou até a falta de registro de alguma transação.

Para diminuir a chance de ocorrer divergências é importante que você providencie o fechamento de caixa todo final de expediente ou sempre que houver troca de operador de caixa.

Isto evita que o operador esqueça o que foi feito no seu turno ou no dia anterior, tornando mais difícil o trabalho de recuperação de dados ou entendimento do que ocorreu de fato.

E para concluir o fechamento de caixa, some todas as entradas (incluindo o fundo de troco) e diminua do total de saídas. O saldo das operações realizadas desde a abertura do caixa deve ser igual aos valores somados anteriormente.

Lembrando que o fechamento de caixa pode ser feito no final do expediente (fechamento total) ou sempre que houver a troca de operador (fechamento parcial).

Conclusão

O fechamento de caixa, apesar de parecer simples exige muita concentração do operador. Fazer o cálculo manual das notas e cédulas pode comprometer a integridade da informação recolhida durante a abertura de caixa e troca de operadores.

Escolher um equipamento que automatize o processo de cálculo evita que você tenha informações erradas, com relação ao valor total em moedas e cédulas, além de ser um facilitador já que consegue realizar o cálculo e a separação das moedas muito mais rápido que o modo manual.

Se você estiver com dúvidas de onde encontrar uma máquina de contar moedas que seja confiável nós preparamos o conteúdo “Contador e Validador de Cédulas: configura os 4 melhores modelos e preços

Espero que tenha gostado do conteúdo, é claro que existem diversas outras informações a respeito do assunto, mas qualquer dúvida basta deixar aqui embaixo nos comentários.

Forte abraço!

voltar
Buscar