Blog da Menno

Dicas e Tutoriais
07.02.20

Manufatura Menno: fabricação de peças e montagem para terceiros

A Menno é uma empresa referência nos segmentos de automação, manufatura e no fornecimento de equipamentos e suprimentos para escritório. Fundada em 1962 pelo empreendedor Menno Reuwsaat, na cidade de Erechim – RS, atualmente a empresa tem atuação em seis países, com participação expressiva no Paraguai, Uruguai, Chile, Peru e China. 

Presente há 57 anos no mercado nacional e internacional, gerando emprego para mais de 100 colaboradores, a Menno é comprometida com os seus objetivos de qualidade, entregando satisfação para clientes e parceiros, fornecendo produtos e serviços economicamente viáveis. Resultado do esforço contínuo pela busca da criatividade e inovação aliada às melhorias no Sistema de Gestão de Qualidade.

O pioneirismo da Menno no desenvolvimento de módulos gaveteiros e mecanismos de impressão matricial para impressoras de cheques e outras finalidades no Brasil, é o que mantém a mecânica fina como base de todos os projetos e produtos desenvolvidos.

Fabricação de peças e montagem para terceiros 

O acompanhamento da equipe de engenharia garante a excelência do resultado esperado, desde o desenvolvimento do projeto e insumos, do avanço das etapas, do estudo para a redução de custos produtivos até a entrega final.

A fábrica verticalizada permite que as etapas de usinagem, montagem, solda, pintura, peças estampadas e peças injetadas em poliamida sejam iniciadas e finalizadas dentro da Menno.

Capacidade e produção verticalizada 

Com a fábrica verticalizada, as etapas do processo são internalizadas, desenvolvendo e produzindo todos os insumos que são necessários para a conclusão do projeto. A capacidade de entregáveis, agilidade em cada etapa da produção e a qualidade incorporada ao produto final são reafirmadas como esse modo de produção.

Assim, os parceiros de automação agregam valor a seus produtos na combinação de tecnologia ao custo e benefício, juntamente a segurança, garantia, agilidade, respeito aos projetos, assegurando o alto desempenho de todo time.

Produtos desenvolvidos pela engenharia especializada 

  • Corte laser;
  • Guilhotinas;
  • Viradeiras;
  • Estamparia;
  • Soldas;
  • Tratamento de superfícies;
  • Viradeiras CNC;
  • Pintura;
  • Injeção;
  • Montagem.

Produtos da manufatura Menno 

  • Racks;
  • Desenhos de Máquina em 3D elaborados;
  • Emissão de senhas de atendimento;
  • Totens de atendimento;
  • Catracas;
  • Balanças;
  • Mecanismos Impressores;
  • Peças de precisão;
  • Relógios Ponto.

O que é manufatura? 

O termo manufatura é derivado do latim (manu, mão e factura, feitio), usado para descrever a transformação de insumos em produtos acabados.

A fabricação moderna abrange todos os processos intermediários que são realizados na produção e a integração dos componentes do produto.

O setor industrial está ligado com a engenharia e o desenho industrial. O processo de manufatura pode ser manual ou por meio de máquinas. Em volumes maiores de produção, cada colaborador é responsável por uma etapa de produção, o que traz mais agilidade neste processo.

Quais são as etapas de manufatura de um produto?

Os processos produtivos são divididos em processos primários que são: fundição, soldagem, estampagem, entre outros, e os processos secundários, também chamados de acabamento, que tratam da usinagem, tratamentos térmicos e químicos.

As etapas de fabricação de um produto são compostas por usinagem, montagem, solda e pintura. As quais vão ser detalhadas a seguir:

  • Usinagem: nesta etapa são selecionados os insumos e métodos de usinagem, bem como as ferramentas, parâmetros de corte, levando em consideração a estrutura da peça e as suas superfícies. Por fim as investigações a respeito do material e as dimensões da peça. A execução da usinagem acontece por meio de uma máquina  para transformar o material bruto em uma peça acabada, baseada no projeto inicial com desenho técnico de como deve ser a peça. 
  • Montagem: no processo de montagem, o controle de qualidade pode ser usado para identificar os gargalos que estão limitando o desempenho da produção e corrigi-los para elevar a produtividade;
  • Soldagem: a soldagem é fundamental no processo de produção, utilizada para revestimento, manutenção e/ou união de materiais com ferramentas que utilizam ou não a pressão e/ou com a aplicação de calor. A soldagem é aplicada nos mais diversos tipos de estruturas e equipamentos, independente do tamanho. 
  • Pintura: para finalizar o processo produtivo, as peças recebem a pintura de acordo com o componente químico mais adequado ao tipo de material que molda a peça, além do acabamento, a pintura agrega mais valor ao produto.

Quais as vantagens de terceirizar a manufatura?

Tratando-se da terceirização, muitas pessoas ainda relacionam a serviços gerais como: portaria, jardinagem, segurança, entre outros. A terceirização independente do tipo de trabalho é uma ótima saída para quem busca diminuir a preocupação com os projetos gerais da empresa e focar apenas nas decisões mais relevantes.

Um dos tipos de terceirização que nem todos ainda conhecem, mas que está ganhando força no mercado, é a terceirização de manufatura e produção. Também conhecida como outsourcing, este método de orquestração da produção em seu negócio proporciona grandes vantagens, além da economia de tempo que você terá para investir no seu negócio, como por exemplo:

Redução do custo da fabricação

Só de pensar em todas as etapas de manufatura de um produto pode-se imaginar o quanto é gasto com tecnologia, mecânica, revisões de equipamentos, mão de obra, dentre outros gastos que uma empresa do setor fabril possui. Ao optar pelo outsourcing você deixa de se preocupar com estes encargos e passa a direcionar sua atenção às coisas mais importantes para o seu negócio.

Redução no preço final dos produtos

Esta vantagem é uma consequência da redução de custo da fabricação, pois como você tende a ter menos gastos do que se tivesse um parque de produção, é possível vender os seus produtos por um preço menor. Isto é ótimo, principalmente para quem está lançando o seu produto no mercado, pois a associação custo-benefício à marca  tende a ser mais importante nesta etapa da jornada do negócio.

Mão de obra especializada

Quando a empresa opta por internalizar totalmente ou parte da montagem precisa ter em mente que a mão de obra para a realização da tarefa precisa ser especializada. Isso desde as compras até a montagem em si.

Na contratação de uma empresa terceirizada há a certeza de que todos os funcionários que trabalham na empresa estão focados e treinados para a montagem. Erros só ocorrerão se alguma parte do procedimento não for feita de maneira correta, e isso dificilmente ocorre. Por isso, a vantagem de especialização da terceirização total acaba aparecendo nesses pequenos detalhes.

Disponibilidade para adaptar o projeto

Antes mesmo de começar a pensar em fechar a parceria com uma empresa terceirizada, sua empresa precisa se perguntar se está mesmo disposta a adotar o modelo de terceirização total.

Nesse formato de contrato específico, a empresa contratada atua como parceira, e pode também fazer algumas exigências para melhorar a eficiência da montagem. Alguns detalhes no momento da compra de materiais ou mesmo no design da placa podem fazer a diferença e ter a montadora como parceira ajudará nisso.

Deixando os gastos com tecnologia, infraestrutura e mão de obra de lado ou sob os cuidados de uma empresa terceirizada, os riscos de uma instabilidade econômica na sua empresa são menores.

Por meio da terceirização de manufatura, o empresário pode focar em seu negócio principal, tendo a confiança de que toda produção está sendo realizada por empresas especializadas neste segmento, deixando também de responsabilizar-se de todos encargos que ocorrem na fábrica.

Este tipo de solução não se limita apenas às grandes indústrias e multinacionais. Pequenos e médios negócios também podem beneficiar-se das vantagens do outsourcing. Existem empresas que terceirizam toda sua parte de manufatura, outras apenas uma pequena parte do processo.

Terceirizar a manufatura do seu negócio pode significar lucro e novas oportunidades de realizar aquelas ideias antigas que estavam na gaveta, e vê-las se tornar em um grande produto.

Como resultado, a Menno é especialista em manufatura, desenvolve o projeto em conjunto com a sua empresa, oferecendo toda a sua tecnologia para otimizar o processo de produção com qualidade. Entre em contato conosco para mais informações e viabilize o seu projeto!

voltar
Buscar