Blog da Menno

Dicas e Tutoriais
02.03.19

Como limpar Cofre para Armas?

Como limpar Cofre para Armas?

Você adquiriu um cofre para armas há algum tempo e está querendo limpá-lo? Tanto seu interior quanto seu exterior? Confira neste post qual o procedimento.

Ao ter acesso a armas de fogo é necessário manter a segurança em todos os lugares.

Ter uma arma pode ser sinônimo de grande proteção, porém para quem tem crianças em casa, também precisa lidar com a curiosidade delas, já que estão sempre mexendo em todos os lugares. Por isso, que o equipamento quando não estiver em uso, precisa estar armazenado em um lugar seguro para evitar acidentes.

Possuir um cofre para armas em casa, pode impedir que seus filhos ou pessoas não capacitadas machuque a elas ou a outras pessoas.

Mas além de prezar pela segurança do equipamento, periodicamente é necessário a manutenção do cofre, no sentido de limpeza. Até para que seu equipamento tenha o equipamento adequado.

E se você está com dúvidas de qual o procedimento correto para limpeza do cofre, de modo que não comprometa a integridade dos bens ou armas armazenados, continue lendo que irei lhe dar algumas dicas para realizar a tarefa.

Limpeza interna do cofre para armas

Vamos começar pela parte interna, que é a parte que a maioria das pessoas têm dúvidas. Este é o passo-a-passo:

1. Remova os itens armazenados

A primeira coisa é remover todos os itens do cofre. Sua preocupação neste momento é em continuar mantendo-os em local seguro. No caso de armas de fogo, em especial pistolas, você pode optar por armazená-las em uma maleta para armas que além de ser exclusiva para transportar o equipamento com segurança, também é ideal para o armazenamento seguro da arma.

Caso  você tenha adquirido um Cofre para Armas GunSafe 23EG, lembre-se de retirar o porta munições que fica fixado por meio de velcro na base interior do cofre na lateral esquerda.

2. Limpando a placa de espuma

A maioria dos cofres possuem um revestimento interno com placas de espuma. O recomendado é que a limpeza seja realizada por meio de um aspirador de pó, removendo sujeiras, resquícios de poeira e fiapos de outro itens deixados ao longo do tempo de armazenamento. Comece pelo fundo do cofre para armas. Em seguida, passe para as laterais, meio e frente.

2.1. Limpando manchas da placa de espuma

Tenha muito cuidado ao usar água e produtos de limpeza: As placas de espuma não devem ser expostas a uma quantidade excessiva de água, portanto tenha bastante cuidado na hora de tirar manchas do material.

É muito comum as pessoas se exaltarem na hora de esfregar a espuma para remover as manchas, o que pode deixá-las ainda mais intensas ou encharcar a espuma e criar mofo. Lembre-se de:

  • Não exagerar ao aplicar água e produtos de limpeza na placa de espuma;
  • Em vez de usar um pano úmido ou um vaporizador, opte por uma garrafa de spray. Você tem menos chances de encharcar a placa de espuma se borrifar água nele aos pouquinhos.

Escolha um produto de limpeza. Para tirar manchas de uma placa de espuma, você vai precisar de vinagre, bicarbonato de sódio ou algum detergente enzimático industrializado. Os detergentes enzimáticos são ótimos para placas de espuma, mas você também pode usar vinagre, que, além de eficaz contra manchas, é mais barato. Ao limpar lembre-se de que:

  • Uma boa opção é misturar uma parte de vinagre e uma parte de água em uma garrafa de spray;
  • O bicarbonato de sódio pode ser aplicado diretamente sobre a mancha;
  • Siga as instruções na embalagem do detergente enzimático;
  • Deixe a solução agir por pelo menos 5 minutos.

Remova o máximo possível da mancha. Depois de deixar o produto de limpeza agir sobre a mancha, remova-o com um pano limpo. Passe o pano em movimentos rápidos de cima para baixo em vez de circulares. Não esfregue demais a placa de espuma para não espalhar a mancha e danificar o material.

Coloque o bicarbonato de sódio na mancha. Deixe-o agir ao longo da noite e remova-o com o aspirador de pó, no dia seguinte. Esse processo ajuda a acabar com os odores ligados à mancha.

Seque a placa de espuma. Não é bom deixar interior do cofre úmido de espuma molhado por muito tempo. Seque-o assim que puder. Caso tenha um quintal e o dia esteja ensolarado, leve o cofre para secar ao ar livre. Já se o clima não estiver bom, ligue um ventilador virado para o cofre aberto para ajudá-lo a secar mais rápido.

Dica de ouro

Não guarde alimentos em seu cofre: Em geral apenas produtos orgânicos como por exemplo alimentos não são aconselháveis a guardar em um cofre, pois seu tempo de vida é curto por conta da decomposição, o faz seu estado físico do objeto não ficar intacto.

Limpeza externa do cofre para armas

A limpeza do lado externo do seu cofre é mais tranquila. Não é preciso usar produtos químicos pesados para limpar aço inoxidável. Na verdade, é recomendado evitar soluções que contenham alvejantes ou ingredientes abrasivos, que podem causar danos ao material.

Por isso, antes de usar qualquer tipo de produto na chapa de aço do cofre, leia as instruções de uso na embalagem e faça um teste em uma parte não visível, pois alguns produtos podem acabar causando manchas. Lembre-se ainda de usar roupas de proteção e manter o local bem arejado. Para realizar manutenção diária ou limpar marcas leves, basta:

  • Usar água quente e um pano ou esponja para tratamento do material de aço;
  • Adicionar um pouco de detergente para louças, se necessário. Fazer isso em todos os lados do cofre.

O que Posso Guardar em um Cofre para armas?

Há uma infinidade de objetos que você poderá guardar em seu cofre para armas, sem comprometer sua limpeza, basta apenas sentir a necessidade de protegê-lo seja um objeto de valor material ou sentimental.

Um exemplo de bem sentimental são objetos colecionáveis como: figurinhas, pedras, selos e etc. Por não haver entrada de sol ou umidade o cofre faz com que seu item tenha uma conservação melhor do seu bem.

Em casos de objetos de valor material o cofre mantém a segurança, e assim como os bens sentimentais a garantia de uma melhor proteção de suas jóias e dinheiro, do que em lugares de fácil acesso ou sem a mínima segurança necessária.

Bom pessoal, espero que estas dicas tenham sido úteis para você.

Forte abraço!

voltar
Buscar