Blog da Menno

Dicas e Tutoriais
21.06.19

Como escolher a melhor gaveta de dinheiro para seu negócio

Como escolher a melhor gaveta de dinheiro para seu negócio - Menno

Saber escolher a melhor gaveta de dinheiro para o seu negócio ajuda na hora de comprar um equipamento que mantenha a organização do caixa, assim como a segurança e a praticidade na hora de manusear as cédulas.

Neste conteúdo, vamos te ajudar a entender a importância de uma gaveta de dinheiro e os fatores que você deve levar em consideração na escolha do equipamento certo para o seu estabelecimento.

Vamos lá!

O que é uma Gaveta de Dinheiro?

As gavetas de dinheiro são estruturas compostas de materiais resistentes com a serventia de guardas cheques, cédulas e moedas de forma organizada com a finalidade de proteger o dinheiro armazenado.

É um dos equipamentos mais importantes para a operação de venda de uma empresa, pois além de garantir o armazenamento das moedas e notas, elas são responsáveis por automatizar, organizar e agilizar o processo de venda.

Como funciona uma Gaveta de Dinheiro?

O dispositivo geralmente é conectado à impressora do ponto de venda ou a um microcomputador. Funciona em conjunto com todos os sistemas que atuam no caixa no momento de uma transação de venda. Existem gavetas de dinheiro com abertura manual, seja por chave ou por impulsão mecânica e com abertura elétrica por meio da conexão com a impressora.

Para que serve uma Gaveta de Dinheiro?

A responsabilidade de uma gaveta de dinheiro é fornecer condições para que o operador possa organizar as cédulas e moedas recebidas, ajudando no momento do fechamento de caixa e resguardando de extravios e roubos.

Sendo um equipamento indispensável para  o ponto de venda, a gaveta de dinheiro tem 3 funções importantes: proteger, organizar e agilizar as operações financeiras no caixa.

1. Proteger

Além de organizar o dinheiro recebido, agilizar as transações, a gaveta proporciona maior segurança. Por ser um equipamento fechado, o estabelecimento acaba evitando furtos e extravios de moedas e notas.

2. Organizar

Se tratando de organização, a gaveta de dinheiro tem divisões internas, como niqueleiras para armazenar moedas e cédulas, além de espaço escondido para tickets, cheques, entre outros documentos.

3. Agilidade

Vamos concordar que deixar todo dinheiro espalhado no caixa, sem divisões, em uma total desordem não é saudável para a agilidade dos operadores. Com a organização adequada da gaveta de dinheiro o operador não encontrará dificuldades para achar as cédulas e as moedas e notas na hora do troco.

Quais os diferentes modelos de gaveta de dinheiro que existem?

Um dos modelos mais escolhidos pelos comerciantes é a gaveta de dinheiro automática. Ela funciona conectada a um computador ou impressora fiscal controlada por um sistema de gestão, a gaveta abre automaticamente, havendo a necessidade de retirar ou receber dinheiro, documentos, etc…

Além deste, entre os modelos mais utilizados no mercado, há a gaveta de dinheiro manual. Por sua vez, tanto a abertura quanto seu fechamento são feitos manualmente, por meio de chave, botão ou puxador.

Modelos de Gaveta de Dinheiro Menno

As gavetas de dinheiro da Menno são desenvolvidas para deixar seu dia a dia mais prático e ágil. Porque com elas você adquire um melhor desempenho e aproveitamento de tempo na hora de trabalhar com moedas e cédulas.

Toda a linha de gavetas, porta cédulas e guarda valores da Menno é adaptada para uso com a família antiga e nova de notas do Real, evitando qualquer tipo de problemas com o espaço adequado para todas elas.

Pensando em praticidade e segurança, toda gaveta de dinheiro da Menno acompanha duas chaves.

A Menno é a maior e mais antiga fabricante de gavetas do Brasil. Conta com uma linha de produtos composta por modelos automáticos e manuais. Os modelos CS, MG 2000 CS e MG 40 CS possuem um botão para abertura manual na parte frontal, facilitando a operação em ambientes com pouco espaço para mobilidade.

O modelo CS ECO é composto pela gaveta MG 40 CS ECO, com o mecanismo de abertura localizado na parte superior, requerendo menos esforço para abrir a gaveta. Disponível em versões com niqueleiras com prendedores metálicos ou plásticos.

Um dos destaques são as gavetas de dinheiro MG 2020 ECO (manual) e MG 2020 PLUS B (automática) que possuem o mecanismo de trilhos telescópicos que tornam a abertura da gaveta ainda mais ágil.

Além disso a Menno também comercializa porta cédulas e moedas, garantindo a adaptabilidade em qualquer móvel ou gaveta. Além disso, a linha de guarda valores é ideal para o transporte de notas e moedas de forma discreta e eficiente, possuindo mecanismo de tranca por chave.

São gavetas de dinheiro de extrema segurança, abertura na horizontal e gabinete metálico. Possuem módulo de gaveteiro manual, que é indicado para ser usado em locais onde não há meios eletrônicos. Possuem até cinco divisórias para cédulas, oito para moedas e uma para tickets. Ainda possuem o seu painel frontal desenvolvido para entrada de cheques.

O que considerar na hora de escolher sua Gaveta de Dinheiro

Quando o assunto é gaveta de dinheiro, existe outro ponto que precisamos destacar: o tipo de abertura. Independentemente do modelo, se é manual ou automático, existe a gaveta com abertura vertical e a abertura horizontal.

Quanto a escolha do modelo, deve ser feita com base na disponibilidade do seu ponto de venda. Pensou em uma abertura vertical? Observe se você tem o espaço necessário para uma gaveta cuja a tampa abra para cima. Muito importante que o tipo de abertura não gere desconforto para seu operador de caixa.

Esteja atento também ao tipo de abertura, se é automática ou manual. Caso for automática esteja ciente da necessidade de conexão com o dispositivo que vai dar a carga elétrica à impressora seja o computador ou a impressora conectada ao RJ12. Caso for manual, esteja ciente se há espaço suficiente para a impulsão da abertura da gaveta.

E relembrando o que vimos neste conteúdo: as gavetas de dinheiro são equipamentos direcionados à agilizar o processo do caixa, organizar suas cédulas, tanto antigas quanto novas que além de práticas são seguras e com alto nível de resistência.

As gavetas podem ser usadas embaixo do monitor e teclado, facilitando na organização e na produtividade do seu escritório. Além de ter um ambiente organizado facilita o trabalho de quem opera o caixa.

Vem acompanhadas por algumas gavetas, o porta cédulas e moedas individual, além da tampa para porta cédulas e moedas. Esses equipamentos adicionais permitem a troca rápida de operadores de caixa ou fechamento de caixa.

Chegamos ao final de mais um artigo aqui no Blog da Menno.

Espero que tenha gostado!

Forte Abraço

voltar
Buscar