Blog da Menno

Produtos
19.07.19

Cofre: tudo o que você precisa saber!

Cofre: tudo o que você precisa saber!

Está pensando ou precisa realizar a aquisição de um cofre? Caso você ainda esteja com dúvidas, ou precisa de mais informações sobre este produto, neste post irei trazer o máximo de informações que você precisa saber de um cofre antes de realizar sua escolha.

Neste conteúdo você verá:

  1. O que é um cofre?
  2. Tipos de cofre
    1. Cofre Pessoal
    2. Cofres manuais
    3. Cofres eletrônicos
    4. Cofre para armas
      1. Cofre para armas longas
      2. Cofre para armas curtas
      3. Cofre maleta para armas
  3. Tipos de aberturas
  4. Cofres Menno
  5. Materiais recomendados

CTA Cofre Eletrônico 30 EG - Menno

O que é um cofre?

Cofre é um compartimento feito de material reforçado para armazenar itens e mantê-los em segurança. Pode ser usado para guardar dinheiro, jóias, documentos, armas, entre outros itens que falarei mais no decorrer do conteúdo.

O revestimento pode ser feito tanto de aço, madeira, até mesmo com uma camada espessa de concreto. Grande parte dos equipamentos que são produzidos pela Menno são reforçados com chapas de aço extremamente resistente.

Além da altíssima resistência, outro fator de segurança dos cofres são os tipos de segredos e trancas. Existem diversos modelos no mercado, com formas diferentes de abrir, como: os modelos manuais (abertos por meio de chave ou combinação giratória), eletrônicos (abertos por meio de senha, segredo ou análise biométrica).

Tipos de cofre

Escolher o tipo ideal depende muito da sua necessidade, como quais os materiais que precisam ser armazenados. Para explicar melhor separei, logo abaixo, os tipos de cofres em duas categorias com propósitos distintos: pessoal e para armas.

Cofre pessoal

Como o próprio nome sugere, são equipamentos para serem usados em domicílio. Mas na realidade estes equipamentos contam com todos requisitos necessários para cumprir seu papel e podem ser usados em escritórios, lojas, dentre outros lugares.

Os cofres pessoais, como dito anteriormente sobre as formas de abrir-lo, possuem dois modelos bastante populares: os manuais e os eletrônicos.

Cofres manuais

Também conhecido como cofres mecânicos, são os modelos mais populares. É bem provável que você o reconheça de filmes ou desenhos animados, são basicamente um compartimento cúbico com uma porta na parte frontal que é protegida com uma tranca em formato de disco com números que vão de 0 à 99. Com a movimentação do disco na porta, é possível definir a sequência e usá-la posteriormente para a abertura.

Outra tranca muito comum em um cofre manual é a fechadura por chave, mas geralmente elas não são a única opção de segurança e vêm acompanhadas de um módulo de abertura digital que falarei mais adiante.

Além de tudo, o funcionamento faz com que esses modelos não dependam de energia elétrica ou de carregamento de bateria. Com isso, é funcional em qualquer condição, mesmo em situações adversas.

Cofres eletrônicos

Dentro desta categoria, um dos melhores modelos são os Cofres Eletrônicos ou Cofres Digitais. São altamente seguros e acessíveis. Servem para proteção de jóias, relógios, dinheiro, dentre outros bens.

Estes equipamentos costumam ser revestidos por uma chapa de metal resistente e possuem poderosas travas de ferro que impedem o fácil arrombamento manual, além disso alguns podem possuir mais que uma trava.

Cofre Eletrônico - Blog Menno

O nome de eletrônico ou digital se deve por conta de seu meio de acesso que costumam ser por meio de um painel digital.

Painel digital

Cofre Eletrônico com Painel digital e Chave - Blog Menno

Este tipo de tecnologia permite um nível maior de segurança. Utilizando uma senha segura e confidencial, você aumenta a proteção dos seus pertences mais valiosos.

Por meio dele você consegue senhas alteráveis e customizadas de 3 a 6 dígitos (onde que a quantidade de dígitos dependerá do modelo do painel), que permite um nível de segurança maior.

Caso queira alterar a senha periodicamente para aumentar a segurança, como uma vez por mês, com o painel digital isto é possível!

O painel digital costuma ter teclado com bip sonoro e LED indicador de operação, que auxiliam a confirmação de suas ações e evitam que erros na combinação secreta sejam cometidos muitas vezes.

Por questões de segurança, o cofre eletrônico com painel digital, bloqueia o acesso de quem errar a combinação três vezes. Dessa forma, assaltantes que tentam acessar seu código na base do erro e do acerto, são impedidos de continuar tentando outras combinações e possivelmente acertar no esquema de tentativa e erro.

Cofre para armas

Cofres para Armas - Blog Menno

Cofre para armas é um compartimento próprio para armazenar materiais bélicos. Podem ser fixos ou móveis, como os Armários para Armas ou as Maletas para Armas respectivamente.

Separei este equipamento em outra categoria para poder explicar melhor as principais diferenças deste para com os equipamentos pessoais. Que por mais que a os fatores de segurança sejam semelhantes, os interiores são adaptados para esta necessidade.

Além de residências, muitas empresas realizam pedidos para este equipamento, pois o local de trabalho depende agentes de segurança e optam pelos cofres para garantir a exclusividade de acesso aos seus equipamentos de trabalho.

As pessoas que pretendem ter arma em casa, devem zelar a segurança no armazenamento do equipamento. Em casas onde moram crianças, adolescentes ou pessoa com deficiência mental, será necessário apresentar uma declaração que em sua casa tenha um local seguro com tranca. Conforme a aprovação do Decreto nº 5.123, de 1º de julho de 2004, passa a vigorar as seguintes alterações:

“Seção II, Art. 12, Item VIII – na hipótese de residência habitada também por criança, adolescente ou pessoa com deficiência mental, apresentar declaração de que a sua residência possui cofre ou local seguro com tranca para armazenamento.”

Cofre para armas longas

Os cofres para Armas Longas, também conhecidos como Armários para Armas, tem capacidade para armazenar muitas armas, independente do calibre ou tamanho. Você terá o espaço necessário para armazenar suas armas e munições, de forma segura e organizada.

Falando um pouco das características técnicas no quesito segurança. Em um armário para armas a estrutura do gabinete costuma ser solidamente soldada, confeccionada com chapas de aço e tem a base preenchida com concreto.

Os modelos de armário para armas longas possuem sistema de abertura e fechamento através de senha programável, quadrichave e volante. Ou seja, praticamente todos os métodos de proteção oferecidos em um só.

Cofre para armas curtas

Assim como o tipo anterior, estes equipamentos são compartimentos próprios para armazenar materiais bélicos, contudo seu espaço interior comporta munições e armas menores (como pistolas e revólveres).

Têm seu interior revestido por espuma para livrar seu armamento de danos internos e da umidade. Em seu interior também está um porta munições para mantê-las organizadas e separadas do equipamento.

Além da abertura por chave é possível acessar o conteúdo por meio de senha no painel digital. Basta carregar o painel digital com 4 pilhas A4, configurar sua senha e seus bens estarão protegidos assim que fechar a porta do equipamento.

Cofre maleta para armas

Cofre Maleta para Armas - Blog Menno

As maletas para armas, são equipamentos que fornecem a segurança dos armamentos e munições durante o seu transporte.

É um equipamento ideal para quem é CAC (Caçador, Atirador ou Colecionador) e precisa transportar seu equipamento discretamente e de forma segura.

As maletas para armas da Menno, possuem o interior com espuma. Dentro da maleta há alças para manter o equipamento e suas munições presas. A abertura é feita somente por meio de chave.

Certificado de Registro

Um cofre para armas, bem como a maleta para armas servem para garantir a segurança das demais pessoas quando os equipamentos não estão sendo manipulados. Além de facilitar a emissão do Certificado de Registro (CR).

Certificado de Registro para Armas - Blog Menno

O CR é um documento emitido pelo Exército Brasileiro, que atesta uma pessoa como cidadão idôneo registrado capaz de praticar atividades com produtos controlados.

No Brasil existem vários produtos que são de uso controlado, onde que as pessoas precisam autorização para a utilizar ou consumir os mesmos.

As armas de fogo são um desses produtos e para você poder adquirir e manusear uma arma é necessário você adquirir o Certificado de Registro, que nestes casos, é indispensável.

Tipos de aberturas

Existem diversos tipos de aberturas. A escolha pela ideal dependerá da sua necessidade, onde que mais segurança pode representar um maior tempo de abertura (logo menos agilidade) que não é considerado ideal caso você precise acessar o conteúdo interno com mais rapidez.

Aberturas tecnológicas como as de Biometria, costumam ser ágeis e seguras, mas para isso é preciso desembolsar grandes quantias. Mas para acabar de vez com as dúvidas confira agora alguns tipos de aberturas disponíveis no mercado:

Cofre com abertura de segredo

Cofre Com Abertura de Segredo - Blog Menno

Essa abertura é ideal para quem não deseja arriscar-se andando com chaves ou não quer correr o risco de tê-las roubadas.

No de abertura manual, a pessoa deve girar o disco, respeitando uma sequência numérica específica, que é a senha.

Na abertura digital, existe um display numérico para que seja digitada a senha, geralmente composta por 3 à 6 numerais. 

Cofre com abertura biométrica

Cofre Com Abertura Biométrica - Blog Menno

Esta é um dos tipos mais robustos de aberturas. Este equipemento dispõe de um sistema inteligente com leitor biométrico. Assim, somente a pessoa que tem suas digitais ou pupilas cadastradas no sistema poderá ter acesso ao conteúdo interno.

Algumas grandes empresas empregam a abertura biométrica por meio de reconhecimento óptico, ou seja, o leitor biométrico lê a retina do usuário e não sua digital.

Cofre com abertura Yale

Cofre Com Abertura Com Chave Yale- Blog Menno

A abertura Yale, é utilizada uma chave formada por pinos que se alinham aos dentes encontrados na lateral do equipamento.

As chaves Yale são muito comuns, sendo usadas em casas e apartamentos. São mais seguras que as chaves Gorje, modelo mais antigo, mas que ainda é usado em residências.

Cofre com abertura Tetra

Cofre Com Abertura Com Chave Tetra- Blog Menno

Diferente da chave Yale, a chave Tetra possui 4 segredos e não apenas dois. Isso significa que é como se o usuário tivesse 2 chaves diferentes em uma única peça.

Tanto as chaves Yale, quanto as chaves Tetra dispensam manutenções futuras provocadas por desgastes na bateria ou por falhas no sistema.

Cofres com abertura camuflada

Cofre Com Abertura de Chave Camuflada - Blog Menno

Por fim, mas não menos importante: A abertura camuflada. O tipo de equipamento que apresenta essa abertura é o embutido ou disfarçado.

São equipamentos que ficam embutidos na parede e o usuário usa uma tomada (sim! daquelas de conectar cabos de energia de aparelhos eletrônicos em sua casa) para abrir e fechar o cofre (também podem ser usados interruptores).

Cofres Menno

Para você que leu o conteúdo até aqui separei alguns links que você pode seguir para saber mais a respeito dos equipamentos produzidos pela Menno. Nestas páginas você terá maiores informações com relação a tamanhos, disponibilidade de cores e poderá solicitar o pedido de compra para o produto desejado. Confira:

Materiais recomendados

Caso precise de mais alguma informação, logo abaixo separei alguns conteúdos aqui do blog Menno para expandir ainda mais seus conhecimentos sobre os equipamentos.

Lembrando, caso alguma de suas dúvidas não tenham sido respondidas, deixe seu comentário no final do conteúdo. Pois desta forma poderemos identificar o que você quer saber sobre esse tema.

Segue a lista de conteúdos:

Chegamos ao final de mais um post aqui no Blog da Menno, espero que tenham gostado!

Novamente, se tiver alguma dúvida ou quer contribuir com mais informações, use o campo de comentários.

Forte abraço!

voltar
Buscar