Blog da Menno

Produtos
24.02.21

LGPD + fragmentadoras da Menno: garanta a segurança dos dados na sua empresa

Vamos falar de LGPD novamente? Se você ficou com dúvidas de como realizar o descarte seguro dos dados na sua empresa, fique tranquilo, pois mostraremos alguns modelos de fragmentadoras da Menno, partindo das diretrizes estipuladas pela legislação.

A Lei Geral de Proteção de Dados (Lei nº 13.709/2018), que entrou em vigor no ano passado, é guiada principalmente pelos princípios de consentimento, finalidade, adequação, transparência e não discriminação.

Na prática, os dados só podem ser coletados com o consentimento dos usuários, antes do processo de tratamento de dados. Então, é preciso solicitar a autorização dos usuários antes de iniciar a captura dos seus dados.

Os princípios de finalidade e adequação deixam claros que a finalidade da coleta de dados deve ser informada de forma explícita e específica ao usuário, ou seja, qual é o motivo pelo qual os dados estão sendo coletados e para que eles servirão. A adequação quer dizer se o tratamento de dados está em conformidade com a finalidade para qual eles foram capturados. 

A transparência na gestão de dados garante que os titulares acessem facilmente as informações, de maneira clara e precisa, sobre o tratamento de dados e os responsáveis por ele. Enquanto o princípio da não discriminação não permite que o tratamento de dados seja utilizado para fins ilicítos ou abusivos.

Para que a LGPD serve? Ela é uma medida adotada para garantir a segurança e privacidade dos dados dos usuários durante o processo de tratamento de dados (coleta, armazenamento, compartilhamento e eliminação).

Diante da aprovação e vigência da LGPD, as empresas correm contra o tempo para adequar o seu processo de tratamento de dados conforme as diretrizes, evitando colocar o seu negócio em risco ao cometer algumas infrações.

É importante lembrar que a lei vale para todas as empresas (desde as pequenas até as de grande porte), de todos os ramos de atividade (alimentação, saúde, educação, tecnologia, etc.)

O prejuízo em caso de descumprimento da legislação pode doer muito no bolso e até mesmo impedir a empresa de realizar o tratamento de dados. Pois as punições podem ser em multa simples de até 2% do faturamento da empresa no seu último exercício (excluindo os tributos) e limitada até o valor de R$ 50.000.000,00 por infração até a proibição parcial ou total das atividades de tratamento de dados.

Onde entra o descarte de dados na LGPD? 

A eliminação dos dados faz parte do processo de tratamento de dados, independente se os dados estão em documentos digitais ou físicos. Após os dados serem coletados, utilizados e armazenados de acordo com o tempo estipulado para a devida finalidade é hora de destruí-los.

Os dados físicos também precisam de uma gestão eficaz, por isso escolha o responsável pelo tratamento de dados, sistemas que facilitem a localização desses documentos e suas cópias, monitoramento do número de cópias, período de utilização dos dados e data para exclusão deles em todos os setores. 

No momento de fazer a exclusão de dados, além da gestão para evitar perdas e que os documentos caiam em mãos de pessoas não autorizadas, conte com equipamentos potentes (fragmentadoras da Menno) para descartar os documentos corretamente para que eles não possam ser recuperados ou legíveis após serem descartados.

Como o nível de segurança influencia no resultado da fragmentação?

As fragmentadoras da Menno são compostas por diversos níveis de segurança. Os modelos de nível p1 são indicados para informações e documentos gerais ficam parcialmente ilegíveis ou canceladas e impróprias para reutilização. 

O nível de segurança p2 é para informações e documentos de uso interno com remontagem dificultada ou cancelados para reutilização. A segurança em nível p3 atende aos critérios de informações ou documentos com dados sensíveis e confidenciais com altos requisitos de proteção.

A partir do nível de segurança p5, os níveis de segurança são para informações ou documentos confidenciais e secretos e oferecem proteção máxima, sendo impossível a recuperação dos dados. Confira todos os níveis de segurança da nova norma DIN 66399

Nós selecionamos os modelos de fragmentadora da Menno segundo o nível de segurança oferecido para ajudá-lo no descarte dos seus documentos físicos!

Todas as fragmentadoras da Menno oferecem proteção para o descarte correto dos documentos como exige a LGPD. Quanto maior o nível de segurança, mais proteção o equipamento oferece.

A Menno é uma empresa renomada na entrega de equipamentos com alto padrão de qualidade e robustos para suas atividades diárias. Neste post, vamos lhe apresentar a linha secreta e a linha destroyer da Menno.

A linha secreta contém fragmentadoras de papel nos tamanhos pequenos e médios, sendo indicadas para as necessidades menores de fragmentação. Mas nem por isso os equipamentos deixam de ser resistentes. O descarte dos materiais pode ser feito em nível p2 até o p4 dessa linha. 

Já a linha destroyer é conhecida por sua capacidade de processamento contínuo, realizando a fragmentação sem período de descanso da máquina. Além da fragmentação de papéis, a destroyer é capaz de destruir clipes e grampos sem deteriorar o equipamento. 

Fragmentadoras da Menno em nível p2

As partículas em nível p2 são tiras de 6 mm. Os modelos de cortadeira Destroyer 240 BR T estão disponíveis na versão de volume para lixeira de 35 litros – 400 (L) x 320 (P) x 660 (A) – e 55 litros – 400 (L) x 320 (P) x 860 (A),  ambos possuem capacidade para 30 folhas no máximo, abertura para CD/DVD e Cartões de PVC e fragmentam numa velocidade de 4 m/min. O acionamento e reversão das fragmentadoras Destroyer 240 BR T são feitos por botão e de modo automático. 

A versão da Cortadeira Destroyer 250 BR T Bivolt opera em funcionamento contínuo numa velocidade de 4m/min, com o número máximo de 35 folhas. Você tem diversas opções de lixeira ao seu alcance nos volumes de 40, 60 e 80 litros. Essa cortadeira funciona através da ligação automática com o sensor de presença de papel e a reversão pode ser realizada de maneira automática ou manual. 

O processo de fragmentação da Cortadeira Destroyer 270 BR T –  440 (L) x 360 (P) x 900 (A) – também é de 4 m/min, 35 folhas é o limite da quantidade. Caso você precise destruir clipes e grampos médios, insira os materiais na abertura da fragmentadora. 

No quesito número máximo de folhas, os modelos Cortadeira Destroyer 320 BR T – 500 (L) x 390 (P) x 930 (A) –  e Cortadeira Destroyer 350 T  – 620 (L) x 560 (P) x 1050 (A) – são mais abrangentes. A Cortadeira Destroyer 320 BR T suporta até 50 folhas A4 e 35 folhas A3 em 4 m/min (lixeira de 110 litros) no processo de descarte de papéis enquanto a Cortadeira Destroyer 350 T aguenta até 45 folhas A4 e 32 folhas A3 em 8,6 m/min (lixeira de 150 litros) durante o seu funcionamento. 

Na linha secreta, a Fragmentadora Secreta 601 SB  – 295 (L) x 150 (P) x 326 (A)- permite a fragmentação de 6 folhas por vez em que o tempo de funcionamento é de maneira intermitente:  1ª ligada temp. ambiente 02 min. ligada / 06 min. parada / 2º ligada temp. ambiente 02 min. ligada / 07 min. parada / 3º ligada temp. ambiente 02 min. ligada / 08 min. parada. O volume da lixeira é de 9 litros. 

Verifique as características da Fragmentadora Secreta 601 SB no vídeo abaixo:

O equipamento Fragmentadora Secreta S 300 D (460 (L) x 350 (P) x 670 (A)) tem a medida suficiente para destruir 30 folhas por vez numa agilidade de 3m/min, com o tempo de 43 min. ligada / 1min. desligada durante o primeiro acionamento e 5min. ligada / 3 min. desligada do 2º acionamento em diante.

Fragmentadoras da Menno de nível p3

Na categoria de fragmentadoras em nível P3 encontra-se a Cortadeira Destroyer 400 P – 750 (L) x 1.550 (P) x 1.120 (A) e a Cortadeira Destroyer 350 P – 620 (L) x 560 (P) x 1050 (A).

No que tange a aceleração, a Cortadeira Destroyer 400 P desempenha uma velocidade de 45 m/min no descarte de 45 folhas no máximo continuamente, em contrapartida, a  Cortadeira Destroyer 350 P efetua a destruição dos documentos numa velocidade de 8,6 m/min em 35 folhas A4 e 25 folhas A3 de quantidade limite.

 Fragmentadoras da Menno de nível p4

O nível P4 de fragmentação oferece alto padrão de proteção. A Cortadeira Destroyer 240 BR P dispõe de opções com volumes de 35 e 55 litros. Coloque 21 folhas na fragmentadora e espere o seu acionamento numa aceleração de 4,1 m/min, resultando em partículas de papel nas dimensões de 3,9 x 40 mm.

Já a fragmentadora Cortadeira Destroyer 250 BR P Bivolt descarta 25 folhas em cada operação de descarte em 4 m/min de rapidez. Escolha entre as possibilidades de 40, 60 e 80 litros. O modelo Cortadeira Destroyer 270 BR P traz uma lixeira de volume de 72 litros em uma fragmentação de 3,8 m/min, fracionando papéis em Partículas de 4 x 40 mm. É possível fragmentar clipes e grampos médios.

Veja a inovação da Fragmentadora Destroyer 250 BR Bivolt em ação no vídeo a seguir:

O portfólio de fragmentadoras secretas concede padrões para demandas menores de papéis. Conheça a Fragmentadora Secreta 08 C (8 folhas a cada execução de 2,2 m/min e um depósito de 13 litros para as partículas), a mesma tem na alternativa 10 C (10 folhas a 2,2 m/min em partículas de 4 x 35 mm) e na 15 C (15 folhas em partículas de 4 x 34 mm em 2 m/min e fragmenta clipes de até 9C ).

Veja as especificações técnicas da Fragmentadora Secreta 08 C em vídeo:

E da Fragmentadora Secreta 15 C:

Se você quiser descartar mais folhas a cada período de fragmentação, selecione a Fragmentadora Secreta PX 422 D para cortar 20 vias em partículas de 4 x 40 mm com o tempo de 15 minutos ligada, necessitando de uma parada de 30 minutos para voltar à atividade.

Entre em contato com nossos especialistas e adquira os produtos Menno para descartar os seus dados com segurança em harmonia com a LGPD.

voltar
Buscar