Blog da Menno

Dicas e Tutoriais
10.08.20

Coronavírus e ambientes fechados: como se proteger no escritório?

Devido à pandemia provocada pelo coronavírus, muitas empresas já optaram por autorizarem seus colaboradores a trabalharem remotamente, certo? Porém, há quem ainda esteja indo para os escritórios, com o time reduzido para realizar as atividades. Infelizmente nem todas as empresas possuem essa liberdade e por conta da quantidade de horas em que as pessoas passam em um mesmo ambiente juntas, é natural que o vírus se propague. Coronavírus e ambientes fechados podem ser uma péssima combinação!

As bactérias podem se espalhar tanto pelo ar ao se comunicar, ou até mesmo por objetos que estejam infectados por outros. E pelo fato do número de casos aumentar cada dia mais, preparamos dicas muito importantes para você se proteger do coronavírus em seu escritório. Confira com a gente! 

Limpar bem os móveis e eletrônicos

Como você já deve saber, o coronavírus é transmitido de diversas formas e uma delas é tendo contato com algum objeto infectado, seja móveis ou eletrônicos. Por isso, é fundamental que seja feita uma limpeza completa pelo menos uma vez na semana nas cadeiras, mesas, computadores, teclados, notebook, canetas e outros objetos de uso frequente e celulares.

Para não deixar os objetos expostos por muito tempo, você pode passar um pano com água e desinfetante sobre as áreas utilizadas com frequência. 

Manter uma distância segura entre seus colegas de trabalho

A relação da distância de segurança será relativa com a realidade em que seu escritório se encontra hoje. Ou seja, se você possuir um ambiente amplo, cada um terá que ter uma mesa individual com pelo menos um metro e meio de espaço. 

Contribuir com esse novo cenário é essencial para contribuir com a volta ao trabalho da forma mais consciente possível.

Para ajudar a facilitar essa análise, preparamos alguns passos, veja:

  1. Análise do espaço de trabalho no que diz respeito à segurança quanto à presença do coronavírus;
  2. Estabelecer regras de comportamento para que todos trabalhem com o máximo de segurança possível nos escritórios;
  3. Manter um ambiente de trabalho bem visual para monitorar o fluxo de pessoas no escritório;
  4. Adaptar as mesas de trabalho com equipamentos de higiene e segurança;
  5. Certificação para garantir que o ambiente de trabalho foi inspecionado conforme as novas regras de segurança contra o vírus.

Usar máscaras 

Apesar de óbvio, as máscaras são obrigatórias em qualquer lugar onde você for frequentar, principalmente em ambientes mais fechados, como é o caso de escritórios. 

Além disso, a higienização dessas máscaras devem ser feitas decorrente, de preferência, a cada quatro horas. Ou seja, leve sempre algumas máscaras de reserva com você, isso irá garantir mais segurança e limpeza.

Para higienizar suas máscaras de forma correta, coloque em uma solução com água sanitária em uma proporção de 10 ml (mais ou menos uma colher de sobremesa) para meio litro de água, e o ideal é deixá-la entre 10 a 20 minutos na solução. Ou se preferir, você pode colocar sabão para roupas de sua preferência e enxaguar bem para tirar os resíduos do produto.

Muitas pessoas não sabem que usar a mesma máscara o dia inteiro não é nada eficaz e traz inúmeras bactérias, não sendo mais útil sua utilização. 

Espalhe avisos no ambiente promovendo a lavagem das mãos e a utilização do álcool em gel 

Vivemos com o botão ligado no “modo automático” o dia todo, não é mesmo? E sem querer, podemos deixar passar batido e acabar colocando as mãos no rosto e levando inúmeras bactérias para dentro do nosso organismo. Por isso, ter diversos lembretes pelo ambiente fará toda a diferença para evitar esse tipo de problema.

Estar com as mãos sempre limpas evitará o contágil não só para você, mas também para outras pessoas. 

Substitua reuniões presenciais com clientes e fornecedores por reuniões online se possível

Se cada um cuidar dentro do ambiente de escritório contra o coronavírus, será mais fácil de evitar o contágio. Mas com pessoas de outros lugares fica um pouco mais difícil ter esse controle e segurança de que estão cuidando da mesma forma que você, certo?

Em vista disso, sempre que puder, evite contato pessoal, faça reuniões online. Além de economizar tempo, você está bem protegido.

Se você tiver viagens previstas para lugares em que haja casos confirmados de coronavírus, a melhor alternativa é substituir por uma reunião online ou remarcar para quando as coisas melhorarem, sem muitas delongas, sua saúde em primeiro lugar. 

Lave sempre muito bem as mãos e braços

A última dica e a mais importante: mãos e braços sempre limpos formarão uma barreira protetora para evitar o contágil, ainda mais quando lidamos com diversos objetos como documentos ou cédulas de dinheiro, maçanetas, canetas ou lápis dentro do escritório. 

Lembre-se sempre de estar higienizando bem as mãos para proteger você e a todos ao seu redor. 

Se estiver com os sintomas de tosse seca, cansaço e febre, fique em casa e comunique seus superiores. Caso agravar, procure um médico.

Esperamos que tenham gostado das nossas dicas para se proteger contra o coronavírus Para ver outros conteúdos como este, acesse nosso blog.

voltar
Buscar