Blog da Menno

Produtos
16.04.20

Veja 9 dicas que melhoram a ergonomia em home office!

ergonomia em home office

A ergonomia não é importante apenas nos ambientes corporativos, no home office também é algo fundamental. Mesmo em casa, o conforto e a qualidade de vida precisam ser levados a sério, para garantir uma postura adequada e um local de trabalho de acordo com o que está presente nas empresas.

Esses fatores são essenciais para a saúde do trabalhador e garantem que não haverá qualquer tipo de problema futuro sobre o desconforto na hora de trabalhar em casa.

E para te ajudar a melhorar ainda mais a ergonomia no seu home office, neste post vamos dar dicas para saber observar determinados pontos e assegurar tanto a sua saúde física quanto a sua segurança. Acompanhe com a gente!

ergonomia em home office

O que é ergonomia?

A ergonomia é a ciência que estuda a relação entre o homem e o trabalho que ele exerce,visando desenvolver uma integração perfeita entre as condições de trabalho, as capacidades e limitações físicas e psicológicas do trabalhador e, a eficiência do sistema produtivo — presente na legislação através da Norma Regulamentadora 17.

E os objetivos da ergonomia é aumentar a eficiência no trabalho, objetivando não apenas o lucro, mas sim, a produtividade. Além de aumentar a segurança, saúde e conforto de quem for trabalhar home office.

Os objetos de estudo para realizar as análises da ergonomia, tem também como outro principal objetivo, diminuir os perigos e prevenir erros e acidentes, como:

● A postura que o trabalhador adota na hora de realizar as atividades;

● Movimentos corporais elaborados;

● Fatores físicos ambientais que enquadram o trabalho e;

● Equipamentos utilizados.

Agora, para melhorar a sua ergonomia em home office, vamos as dicas abaixo nos próximos tópicos.

Dicas para manter a ergonomia no trabalho

É completamente normal que as pessoas acabam pensando que ter conforto no home office não é possível, até por conta da cultura que temos no Brasil hoje, por ser uma prática pouco realizada pelas empresas.

Porém, dá para criar diversos hábitos que podem melhorar a experiência do trabalhador e diminuir as lesões ao longo do tempo. A seguir, listamos algumas dicas de como melhorar a rotina no ambiente de trabalho em casa.

Escolha um local adequado para o trabalho

Antes de mais nada, escolha o seu local de trabalho, pode ser na sala, em algum ambiente que não é muito utilizado em sua casa ou no seu quarto. Trabalhar home office é um grande desafio para muitas pessoas, por isso, é preciso escolher o melhor lugar para ter sossego e mais produtividade.

Tenha uma cadeira confortável e uma mesa especialmente para realizar as tarefas do seu trabalho. Conforto e bem-estar é tudo na hora do home office!

Mantenha o ambiente sempre limpo e organizado

Ter seu local de trabalho organizado em casa é algo que irá mudar completamente sua rotina, até porque, ninguém gosta de viver na sujeira ou bagunça, não é mesmo? Mantenha sempre essa rotina de organização e limpeza para ter tudo em dia e garantir a produtividade de suas atividades.

Preste muito a atenção na sua postura

Estar sempre atento à sua postura durante o trabalho vai garantir mais eficiência e qualidade nos serviços ao longo do dia, por isso, adquirir equipamentos que facilitem esse processo é crucial. Evite se manter muito relaxado para que a coluna se mantenha ereta o tempo todo.

Faça exercícios de alongamento

Realizar pequenos exercícios ao longo do dia pode ajudar a melhorar sua postura no home office. Para isso, é possível fazer as atividades com o apoio de uma plataforma, como por exemplo o YouTube ou aplicativos, que reúnem muito conteúdo sobre o tema.

É importante também verificar sempre qual a qualificação do profissional que estará passando os exercícios, para assim, garantir que será algo bom, e não que irá prejudicar seu corpo.

Faça pequenas pausas

Além das pausas para os exercícios (que podem ser duas vezes por dia) é legal também você fazer intervalos para tomar um café, comer alguma fruta ou algo do seu gosto e, até mesmo, mexer um pouco no seu celular, para dar uma descansada na mente. Pelo menos por um tempo de 10 minutos.

Adquira equipamentos de qualidade

Equipamentos que auxiliem no processo de conforto no seu home office são peças chave para isso. Como os suportes ergonômicos para pés e monitor de computadores e notebooks da Menno , são ótimos para melhorar sua comodidade dentro de casa.

Não perca tempo e entre em contato conosco para ver as opções para escritório.

Exercite as mãos

Uma técnica simples, mas muito eficiente, é o alongamento das mãos, que irão evitar as dores em geral na região. Para realizá-los, também é possível buscar por orientação de profissionais qualificados.

Tenha todos os itens que precisa disponíveis

Computador, internet rápida, microfone e fones de ouvido, teclado, mouse, agenda, canetas e entre outros, é preciso ter sempre por perto. No início, terá que ser feito alguns investimentos para poder ter o melhor dentro da sua casa e garantir um home office apropriado.

Estabeleça horários e regras de trabalho

Assim como em ambientes corporativos, em casa também é necessário ter algumas regras de horários e hábitos. Por exemplo, quando estiver em seu espaço de trabalho, você não deve ser interrompido com problemas domésticos. Isso pode tirar a concentração e tornar seu dia improdutivo.

É indispensável que você separe sua vida pessoal de sua vida profissional. Isso deve ficar bem claro para sua família, amigos ou empregados domésticos. Não tenha medo de impor alguns limites e dizer: “não posso, estou trabalhando”.

Como citamos tantas coisas acima, acreditamos que ficou bem claro a importância de ter uma ergonomia em home office, certo? Aproveite e comece a colocar em prática hoje mesmo para ter uma qualidade de vida ainda melhor e mais produtiva.

Entre em contato conosco para conhecer todos os nossos produtos que podem ajudar a melhorar a sua rotina em home office!

voltar
Buscar