Blog da Menno

20.06.22

Domine a arte dos trabalhos manuais (arts and crafts) com produtos Menno!

arts and crafts

Neste conteúdo, você vai conferir como a dominar a arte dos trabalhos manuais (arts and crafts) com produtos para escritório Menno: plastificadora, retificadora e guilhotina. 

Se você é artista, professor, designer ou empresário do ramo de recreação, decoração, papelaria ou eventos, com certeza, você vai aproveitar muito o que vamos te mostrar por aqui!

Inclusive, se você quer apenas exercitar o seu lado criativo, também vai encontrar um conteúdo rico para se inspirar e dar vida a inúmeras soluções incríveis em papelaria!

Então, que tal aprender um pouco mais sobre essa atividade que dá nome a um movimento artístico e ainda entender como os produtos Menno te ajudam a produzir materiais lindos, com ótimo acabamento e com potencial lucrativo? Vem com a gente!

O que é arts and crafts?

Também chamado de trabalhos manuais, artesanais ou de artes e ofícios (literalmente), o arts and crafts se baseia na criação de materiais (objetos com traço artesão-artista) para diversos fins, (escolares, decorativos, criativos, comerciais, pedagógicos), sendo a simplicidade, o valor simbólico e a funcionalidade elementos de destaque. 

Veja alguns exemplos do que seria Arts and Crafts, na atualidade:

Arts and crafts
Fonte: Pinterest

Mas você sabia que o termo também se relaciona a um movimento artístico com foco na decoração artística com inspiração na natureza, simplicidade e utilidade?

Não? Então entenda o conceito de arts and crafts e veja como o movimento e a atual aplicação dessa expressão artística se relacionam!

Movimento artístico alemão Arts and Crafts

Com a Revolução Industrial no século XVIII, houve um boom na produção de móveis e artigos de decoração em massa, produzidos sem grande atenção à qualidade. Mas essa massificação desenfreada ocasionou uma ruptura conhecida por Art Nouveau na França e Arts and Crafts na Inglaterra, no final do século XIX.

O arts and crafts defendia o artesanato criativo como uma alternativa à mecanização, visando a união entre o artesão e o artista, que mais tarde seria conhecido como designer. Assim, o objetivo do movimento era lutar contra a criação anônima dos objetos da revolução industrial.

Essa vertente artística teve como fundadores o crítico de arte John Ruskin e o arquiteto Augustus Pugin, que foram fundamentais para teorizar o movimento. Mas o principal líder foi o medievalista e socialista William Morris, que entendia que a arte deveria ser feita pelo povo, para o povo. Ainda, acreditava que a sociedade deveria estar rodeada do que é belo e feito com esmero. 

O grande ponto alto desse movimento foi a exposição “The Great Exhibition of the Works of Industry of All Nations” (The Great Exhibition) que ocorreu em 1851, onde foram apresentados produtos como papéis de parede e têxteis da indústria, comprovando que artes em larga escala eram inferiores aos trabalho humano individualizado e manual.

The Great Exhibition -  arts and crafts
The Great Exhibition em 1851. Fonte: British Library

Com essa exibição e graças ao trabalho de divulgação de Morris, o movimento ganhou influência e foi importante para o posterior surgimento de uma das maiores escolas de arte vanguardista da Alemanha, a Bauhaus. A Bauhaus, assim como o movimento Arts e Crafts, valoriza o trabalho do artesão como um valor simbólico fundamental. 

Mas, em resumo, qual a ligação do movimento artístico Arts and Crafts com a atualidade?

A principal relação entre o movimento alemão do século XIX e o atual conceito de Arts and Crafts está na revalorização do trabalho manual, com a recuperação do aspecto self-made dos objetos. Em ambos os casos, o acabamento artesanal é valor destaque, bem como a qualidade e o caráter de simplicidade das peças, sem rebuscamentos.

Assim, se o movimento Arts & Crafts não teve êxito em popularizar a arte, na época, o atual entendimento do conceito, juntamente com a globalização e valorização do que é manual, é capaz de abrir um espaço para novas oportunidades.

Quais os benefícios de trabalhar com artesanato (trabalhos manuais) Art and Craft?

De forma bem resumida, os principais benefícios de se trabalhar com essa atividade criativa vão desde o aumento da concentração e criatividade, como o alívio do stress. Mas vamos falar rapidamente sobre eles?

Relaxamento e alívio do stress

Mesmo que o seu objetivo seja comercial, trabalhar com atividades manuais pode ser uma ótima forma de aliviar o stress do dia a dia. Segundo especialistas, os trabalhos manuais têm potencial terapêutico no combate ao estresse e à ansiedade.

Forma de expressar emoções e potencial de cura

É comprovado cientificamente que o arts and crafts é capaz de diminuir a ansiedade, a depressão, fobias e outras mazelas da atual sociedade. Veja esse estudo que amplia a discussão. O motivo é que os trabalhos manuais são formas de expressão que ajudam a exteriorizar os sentimentos, além de gerar uma sensaçào de bem-estar.

Melhora a atividade cerebral

Além do desafio mental, resolução de problemas, aumento da concentração, coordenação, percepção espacial e melhora das habilidades motoras finas, trabalhar com arts and crafts também potencializa a imaginação e criatividade, de acordo com especialistas

Além disso, podemos citar inúmeros outros benefícios do arts and crafts para o cérebro. Veja alguns deles:

  • Serve tanto para aprender como para ensinar.
  • Concentra a atenção e pensamentos em um único trabalho.
  • Protege a memória com o estímulo da atividade cerebral
  • Otimiza a percepção aos detalhes
  • Melhora o humor

Agora que você já sabe o que é o arts and crafts e benefícios, que tal acompanhar algumas dicas que separamos para te inspirar?

Inspire-se com exemplos de trabalhos manuais que podem ser feitos com produtos Menno!

Sem mais demora, vamos ver algumas dicas de materiais arts and crafts que usam refiladoras, guilhotinas ou plastificadoras? 

Não sabe o que são esses produtos? Então dá só uma olhadinha aqui rapidinho! É só clicar na legenda abaixo!

1 – CONVITES PERSONALIZADOS:

Faça cortes personalizados e vincos com guilhotina e refiladora Menno.

2- LIVRINHO EDUCATIVO:

Faça recortes com a guilhotina ou refiladora e plastifique cada um dos cards. Esse aqui você ainda pode encadernar com o nosso Wire-O 2 em 1 conjugado!

3 – ATIVIDADE PEDAGÓGICA

Recorte e plastifique as fotos dos alunos para atividades lúdicas. No exemplo acima, o aluno coloca a própria foto na cor de roupa que ele está usando no dia. Você pode criar inúmeras outras atividades com esse exemplo. Fica a dica!

4 – CALENDÁRIO PARA MESA DE TRABALHO

Que tal um calendário personalizado? Recorte os cards de mês e data com a nossa refiladora ou guilhotina e plastifique para ficar com um acabamento impecável!

5 – MARCADOR DE LIVRO

Para quem não dispensa uma boa leitura, a dica aqui é liberar a criatividade para criar e recortar, com as nossas guilhotinas ou refiladoras, opções em marca páginas para os seus livros. É possível criar inúmeros materiais personalizados.

6 – ENVELOPE DE DINHEIRO

Envelopes para dinheiro, documentos, recados e muitas outras soluções criativas. Nesse material você pode usar nossas guilhotinas ou refiladoras. A plastificação é opcional!

—————–

Essas são apenas algumas amostras das inúmeras possibilidades que você tem para criar materiais personalizados com nossas retificadoras, plastificadoras e guilhotinas. 

——–

O que achou do conteúdo de hoje?
Nos deixe saber nos comentários! Até a próxima!

voltar
Buscar