Blog da Menno

Dicas e Tutoriais
29.03.19

9 dicas de segurança importantíssimas para quem vai sair de férias

9 dicas de segurança importantíssimas para quem vai sair de férias

Está se preparando para sair de férias? Neste post separei 9 dicas de segurança para que você possa viajar sem se preocupar com seus bens que vão ficar em casa ou no escritório.

Durante as férias e festas de final de ano, segundo as estatísticas, é o período do ano que mais acontecem furtos a residências, e somente a prevenção pode evitar arrombamentos em sua casa ou apartamento.

De todo modo, se você possui um escritório e também programou férias coletivas para você e seus funcionários, não vai querer que na volta estejam faltando equipamentos, dinheiro, entre outros bens.

Existem algumas formas de você aumentar a segurança da sua casa e de seu estabelecimento para garantir que nenhuma pessoa má intencionada tome a algum de seus bens. Estarei listando as dicas mais valiosas para você a seguir:

1) Peça a alguém de confiança para olhar a casa no período de ausência ou contrate um vigilante;

Pedir para que alguém de confiança vigiar sua casa é uma boa escolha. Caso outra pessoa tente invadir sua casa, as chances dela ser pega e denunciada à polícia são muito maiores.

Ou, caso sua casa ou empresa não tenham câmeras de vizinhança, é possível contratar um vigia para proteger a área.

Além disso, verifique se em sua localidade não possui uma Rede de Vizinhos que podem te ajudar a proteger sua casa ou escritório.

2) Teste todas as trancas de portas e janelas;

É como diz o ditado: “Melhor prevenir do que remediar”. Mesmo que você já esteja preparado para sair de férias, lembre-se de verificar se todas as portas, janelas e trancas estão fechadas.

Isto também serve caso você possua Gavetas de Dinheiro em seu escritório, pois mesmo que alguém consiga acessar seu ambiente de trabalho, se elas estiverem trancadas, o criminoso terá um imenso trabalho para aceder os pertences.

Apesar das gavetas de dinheiro serem desenvolvidas em chapa de aço altamente que é extremamente resistente e dificulta o acesso de pessoas mal intencionadas é necessário que sua tranca e seus periféricos não estejam facilmente acessíveis.

Testar as trancas é essencial para garantir a segurança de sua casa. É recomendado que você verifique um certo tempo antes da viagem de férias, para se caso alguma delas estiver danificada, você possa consertá-la ou substituí-la.

3) Proteja seus objetos de valor;

Caso em sua residência você possua joias, documentos, objetos de valor sentimental, HDs, laptops, coleções de relógios e outros bens, é recomendado que antes que você saia de férias eles sejam armazenados em cofres de alta segurança, de preferência em cofres eletrônicos.

Os cofres eletrônicos ou cofres digitais são altamente seguros e acessíveis. Estes cofres costumam ser revestidos por uma chapa de metal resistente e possuem poderosas travas de ferro que impedem o fácil arrombamento manual, além disso alguns cofres podem possuir mais que uma trava.

O nome de eletrônico ou digital se deve por conta de seu meio de acesso que costumam ser por senha numérica no painel digital.

Saiba mais no conteúdo: Melhores tipos de cofres que você pode ter em casa ou no escritório!

E se por acaso sua casa ou escritório possuir armas para segurança, lembre-se de armazená-las em um cofre para armas ou caso precise transportá-la com você, opte por uma maleta para armas. Além de proteger seu equipamento você garante a sua segurança e de sua família, impedindo que pessoas sem permissão possam utilizar sua arma.

4) Evite deixar na parte externa da casa, objetos que possam ser utilizados para arrombamento;

Pode parecer um erro atípico, com tudo é algo muito comum de acontecer.

Você pode ter deixado sua casa trancada ou pedido para que um de seus vizinhos vigiasse sua casa uma hora ou outra.

Contudo um detalhe não foi dado tanta atenção: as ferramentas no quintal. Você sai, mas deixa objetos como escadas, marretas, pedaços de madeira ou metal espalhados pelo quintal.

Todos as ferramentas citadas, podem ser usadas por pessoas má intencionadas para furtar sua residência. Então atente-se em escondê-las ou armazená-las em local protegido.

5) Deixe o telefone fixo sem toque e desligue a campainha;

Para os assaltantes, um sinal claro de que ninguém está em casa é se um telefone toca várias e várias vezes e não há nenhuma resposta, assim também ao tocar a campainha.

Deixe ambas desligadas, assim as chances de descobrir se há alguém ou não em casa são menores, assim como as chances de alguém correr o risco de tentar assaltá-lo.

6) Teste seu sistema de vigilância e alarme;

Se sua casa ou escritório possuir alarmes e sistemas de vigilância, realize testes para se certificar que está tudo em ordem.

Deixe seu sistema de segurança ativo, em modo de alerta, entre em sua casa e veja se o mesmo irá funcionar.

7) Nunca comente próximo a estranhos que irá viajar;

Cuidado nunca é pouco e às vezes não podemos prever de onde surgem as ameaças.

Evite de comentar em voz alta ou na frente de estranhos que você vai viajar, pois isto servirá de alerta aos ladrões.

8) Sempre é bom deixar um telefone para contato com um vizinho de confiança;

Desta forma você pode ligar de vez em quando, ou quando estiver preocupado, para saber se está tudo bem.

9) Não deixe luzes acesas durante o dia.

Pode parecer o oposto do que algumas pessoas já aprenderam em questão de proteger um imóvel, mas se você sair durante vários dias, será fácil perceber que não há ninguém em casa.

Para dar a impressão que há alguém em casa utilize sensores do tipo fotocélula que acende alguma luz automaticamente ao escurecer ou em algum horário pré programado.

Viu só, algumas medidas simples podem salvar você de surpresas desagradáveis na volta das férias. Aproveite com tranquilidade cada momento da sua folga.

Chegamos ao final de mais um artigo de dicas aqui no Blog da Menno.

Espero que por mais que curto, esse post possa ter ajudado a descobrir como otimizar a segurança do dinheiro em seu empreendimento.

Se tiver alguma dúvida ou contribuição, por favor, use o campo de comentários! Sua opinião é muito importante pra nós.

Forte Abraço!

voltar
Buscar